Bebês

Fimose: dá para tratar sem cirurgia sim!

shutterstock_218170429

Publicado em 24/07/2015, às 14h10 - Atualizado às 14h51 por Publieditorial


shutterstock_218170429

Se seu filho é um menino, provavelmente você já ouviu falar sobre a fimose. Diferente do que muita gente pensa, ela não é a pele que fica em volta da glande do pênis, o nome dessa pele é prepúcio. A fimose acontece quando a prega que envolve a glande, ou cabeça do pênis, acaba ficando tão estreita que impede sua passagem. Essa situação pode causar várias complicações para a saúde do seu filho: a limpeza da região fica mais difícil, algumas secreções próprias da glande começam a acumular, o número de bactérias aumenta e algumas infecções podem acontecer. Além disso, há risco de a criança ter infecção urinária e até problemas futuros nas relações sexuais.

Na maioria das vezes, a fimose é diagnosticada assim que a criança nasce, logo após o parto. Existem dois tipos diferentes de fimose: a fimose fisiológica e a fimose verdadeira. A primeira normalmente desaparece depois de um tempo, por isso os médicos costumam recomendar que os pais esperem e observem o bebê por um ano antes de iniciar o tratamento.

É bastante comum que as crianças passem por uma cirurgia para remover a fimose, mas já existe a opção de recorrer a esse tipo de procedimento só em último caso. Muitas vezes, isso pode ser resolvido com um tratamento medicamentoso: uma pomada que deve ser aplicada na região da glande duas vezes por dia, de manhã e a noite, durante dois meses. O efeito é bastante simples: a pomada amolece o tecido do prepúcio e afina a pele, aumentando a passagem da glande. Se a fimose regredir durante esse tempo, o tratamento está funcionando e a criança não vai precisar passar por cirurgia.

Antônio Macedo Junior, professor livre-docente da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e responsável pelo Centro de Apoio da Criança com Anomalia Urológica (CACAU), afirma que a cirurgia só é indicada como primeira e única opção se a passagem da glande for muito estreita. “A pomada apresenta bons resultados em até 60% dos casos de fimose verdadeira. Quando se trata da fimose fisiológica, essa porcentagem chega aos 90% de eficácia”, explica o especialista.

A grande vantagem da pomada é que o bebê não precisa passar pelos riscos da cirurgia, que inclui anestesia, recuperação e alguns custos. A pomada é mais cômoda tanto para os pais quanto para o bebê. Normalmente, as crianças antes do cinco anos de idade já passam pelo tratamento com a pomada e apresentam melhoras. Mas atenção! A pomada, que foi desenvolvida especialmente para o tratamento da fimose, é um medicamento e deve ser indicada pelo pediatra ou pelo urologista pediátrico de confiança.

Consultoria: Dr. Antônio Macedo Junior é professor livre-docente e chefe do setor de Urologia Pediátrica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), membro do conselho editorial do Journal of Urology na área de Urologia Pediátrica e responsável pelo Centro de Apoio da Criança com Anomalia Urológica (CACAU).


Palavras-chave
Saúde

Leia também

Belo conta que não está solteiro - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Ana Carolina Oliveira respondeu uma caixa de perguntas no Instagram - (Foto: reprodução)

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Rafa Justus e Ticiane Pinheiro recebem elogios prontas para festa de 15 anos - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Carol falou nas redes sobre a decisão do filho - Reprodução/ Instagram @carol_nakamura

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Nomes bíblicos femininos - (Foto: Unsplash)

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Daiana Garbin posta vídeo engraçado da filha Lua e Tiago Leifert cai na gargalhada - Reprodução Instagram

Família

Daiana Garbin posta vídeo engraçado da filha Lua e Tiago Leifert cai na gargalhada

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha