Bebês

Mãe é proibida de ficar em pousada com bebê de 1 ano: “Senti como se minha filha fosse um animal”

A mãe alegou que não tinha nenhuma informação sobre a proibição de crianças no lugar - Getty Images
Getty Images

Publicado em 12/02/2019, às 14h53 - Atualizado em 14/02/2019, às 11h59 por Isabella Zacharias, Filha de Aldenisa e Carlos


A mãe alegou que não tinha nenhuma informação sobre a proibição de crianças no lugar (Foto: Getty Images)

A empresária Priscilla Manfredi decidiu viajar de carro pela primeira vez sozinha com sua filha, Serenna, de 1 ano, para Juquehy, no litoral norte de São Paulo. Contrariando as tensões que as mães geralmente sentem nessas viagens, o caminho foi tranquilo. O problema surgiu quando Priscilla chegou na pousada onde fizera a reserva: o lugar não aceitava bebês.

Priscilla disse, em entrevista para a Gazeta do Povo, que durante o atendimento a atendente ligou para duas pessoas para confirmar a informação de que ela e a filha não poderiam ficar ali. Ela também devolveu o pagamento e indicou outro local para Priscilla ficar com Serenna e esperar seu marido chegar.

“Fiquei na portaria após uma viagem de 3 horas, com muito calor, pessoas me olhando, sem saber o que fazer. Senti como se minha filha fosse um animal”, desabafou ao site Gazeta do Povo.

Priscilla revelou ao veículo que pediu para passar apenas uma noite no lugar, pois sua filha estava chorando muito, ela estava nervosa, com fome e com o celular sem bateria. A atendente ofereceu um suco para Serenna, mas não deixou que elas ficassem.

“Fiquei mal, chorei muito. Quando me acalmei, fui olhar o e-mail para ver se eu havia errado, e não havia nada sobre a proibição”, ela afirmou na entrevista.

Na política do site do local, existe um aviso de que crianças abaixo de 12 anos não são permitidas. Priscilla já tinha se hospedado na pousada há alguns anos, porém não visitou o site porque fechou o pacote no site Booking.com. Segundo ela, os contatos realizados pela empresa diziam que as proibições abrangiam apenas fumar no local e entrar com animais de estimação.

A Gazeta do Povo procurou o proprietário da pousada, Rodrigo Rocha, disse que essa política foi adotada em 2002 por conta da estrutura física.

“Foi uma decisão difícil, mas que vai de encontro a uma demanda de mercado atual por empreendimentos com esse perfil”, ele disse em nota. Rodrigo ressaltou que, na hora da reserva, o casal não informou que levaria um bebê.

A Booking.com declarou à Gazeta do Povo, que no dia que a reserva foi efetuada, “após a confirmação do recebimento dos dados da hóspede, a própria acomodação enviou um e-mail pelo sistema da Booking.com, informando a hóspede que eles somente acomodam maiores de 12 anos de idade, em razão de sua estrutura estar mais direcionada a casais e adultos”.

Movimento childfree

Infelizmente, este não é o primeiro caso. O movimento “Child Free”, “livre de crianças” em português, surgiu para apoiar as pessoas que optaram por não ser pais e se sentiam desvalorizadas por isso. Atualmente, o movimento criou outro significado: o “Space Child Free”, em que estabelecimentos escolhem proibir a entrada e a permanência das crianças.

Algumas pessoas dizem que, muitas vezes, o comportamento “mal educado” da parte das crianças e a omissão dos pais acabam sendo inconvenientes nos espaços públicos. De outro lado, as pessoas argumentam que isso é discriminação, pois é uma forma de proibição do livre arbítrio dos pais e das crianças.

O que diz a lei?

Segundo o Procon, não há nenhuma lei ou artigo no Código de Defesa do Consumidor que permita esse posicionamento por parte dos proprietários do estabelecimento.

Leia também:

Mãe é proibida de amamentar na creche das filhas e desabafo viraliza na internet

Criança é proibida de ir à escola por causa de trança colorida no cabelo

Absurdo! Mãe é proibida de assistir à aula em faculdade por estar acompanhada da filha


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Mãe busca filha gêmea perdida há 5 dias após barco virar no RS: "Só paro com você no meu colo"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

A bebê comeu folhas da planta Kalanchoe. - Reprodução/ G1/ Arquivo pessoal

Bebês

Bebê recebe alta após comer folhas de planta tóxica

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Virginia posta foto beijando na boca da filha e gera críticas: "Não tenho como te defender"