Coluna

Que tal mudar? Cada ano nos dá uma nova oportunidade de nos reinventar

Poupar é fundamental - (Foto: Getty Images)
(Foto: Getty Images)

Publicado em 26/01/2024, às 10h22 - Atualizado às 10h22 por Patricia Broggi


Janeiro está aí e eu queria propor uma mudança com relação ao seu dinheiro em 2024. Vai ser bem bom. É que, no final do ano passado, vi uma pesquisa nacional em uma matéria do Jornal Folha de São Paulo, sobre a situação financeira dos brasileiros. Fiquei desacorçoada. Os resultados eram muito desanimadores.

Segundo o levantamento do Datafolha 64% dos brasileiros (leia de novo 64%!) não têm guardado nenhum dinheiro como reserva. Poupança que serviria para emergências, para o caso de perda de renda do trabalho ou até mesmo para a realização de um sonho. São dois terços da população sem qualquer reserva financeira.É de chorar.

Entenda a importância de começar a poupar e repassar isso para seu filho (Foto: Getty Images)

Por isso queria propor uma mudança de comportamento. Se você faz parte dessa grande maioria, que tal adotar uma nova atitude e passar a guardar, mesmo que seja pouquinho, afinal como se diz por aí, de grão em grão...

Eu sei, você vai contra-argumentar que a vida está dura, que o salário não é suficiente, o preço da escola subiu e mais um milhão de motivos justos que impedem separar um pedaço do orçamento para a poupança. Concordo. Sei que tem muitas causas externas sabotando a nossa saúde financeira. Mas eu acho que tem uma razão interna também: a gente não aprendeu a poupar. Não criou o hábito. Não eternizou o costume. E isso faz muita diferença.

O bom é que sempre é tempo para mudar. Para quem se sente impotente com relação às grandes questões da economia indico apenas um remédio: contra-ataque com uma atitude pessoal e poupe. O valor pode variar de mês a mês, uma vez pode ser bem pouco, mesmo assim não deixe de fazê-lo. Outro mês, de repente, você tem uma folga, guarde mais.

Conjugue o verbo poupar todos os meses, sem exceção. Mesmo que para isso seja necessário um certo sacrifício. Se virar uma regra, o comportamento para alcançá-la também vira regra. E vai ficando mais fácil. É feito o treino para um esporte ou qualquer outra atividade, no começo é difícil, mas depois você pega o jeito.

Se precisar de um incentivo para transformar seu comportamento pense no bem que isso vai fazer para seus filhos. Junto com você, eles também podem aprender essa nova prática. Mostre que para qualquer dinheiro que ele receber, precisa guardar um pedaço. Crie nele esse hábito megasaudável. Ensine-o a poupar. Os pais têm o poder de incutir hábitos virtuosos em seus filhos. Só vai fazer bem para a vida adulta deles. E trará segurança: financeira e emocional, tanto para você quanto para a família. Pois ter uma poupança evita aflições econômicas, traz tranquilidade e permite sonhar.


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Mãe busca filha gêmea perdida há 5 dias após barco virar no RS: "Só paro com você no meu colo"

Ter um diálogo com os filhos fortalece a relação entre o adulto e a criança - Getty Images

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Foto: Reprodução/ Globo

Família

Motorista da Porsche é colocado em ala "segura" e com presidiári0s famosos ao ser fichado

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Virginia posta foto beijando na boca da filha e gera críticas: "Não tenho como te defender"

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho