Colunistas

Ciúmes de quem?

Mais velho ou mais novo, quem sente mais ciúmes?

img_20170715_144601765

(Foto: arquivo pessoal)

Eu achei que saberia super lidar com o ciúmes.

Apesar de ter tido muito ciúmes das minhas irmãs (e talvez nunca ter expressado tanto isso), eu não era uma criança dramática e desesperada por atenção.

E, até entre eu e o marido, a gente tem uma conduta bem normal no nosso relacionamento. Com respeito e uma relação mútua de confiança.

Anúncio

FECHAR

Mas, e como lidar quando nada disso está no script na hora de criar filhos?

Percebe que, com eles, a gente acaba jogando-os no mundo no melhor estilo: “vai e se vira, seu irmão chegou.

Alguém trabalhou a cabecinha do filho mais velho para lidar com a chegada do filho mais novo? Eu me preocupei, mas, na prática, não fiz nada!

Hoje esta muito claro a sensação de ciúmes do meu filho mais velho. Poxa, de repente aparece outro e toma conta de tudo. Como fica ele, meu deus?

(Poderoso chefinha feelings)

O pequeno é o bebezão de três anos, o presepeiro da casa, o que fala “paCagaio” e “Morangotango” e “macurujá”. O que faz manha e olha pra você com cara do Gato de Botas.

A gente só pode morrer de amor, né?

Do outro lado, tem um menino de nove anos, cheio de questões, cheio de conversas e teorias. Cheio de ideias e assuntos para compartilhar. E quem olha pra esse menino grande quando o pequeno quer ser a estrela da casa?

Mas esse menino tem muito ciúmes de Rafa. E tenho certeza que Rafael tem ciumes do Gabi.

Claro, eu também teria. Ou seja, tudo certo e nada resolvido, é isso? Como a gente faz para entender, intervir ou deixar rolar a relação desses dois? Até onde nós, como pais, vamos intervir e quando vamos deixar que eles se entendam?

Eu não tenho a resposta. Cada dia é uma surpresa. Mas o que eu prezo, e cuido muito para não se perder, é que qualquer interação entre eles tenha sempre uma base de amor.

Leia também:

Comemorar é fundamental, mas a festa de aniversário é para a criança

Você pode mergulhar na cultura de outro país através da Mostra Viajar

Kim Kardashian revela que filha mais velha morre de ciúme do irmão 

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não
Envie sugestões
×

Envie suas sugestões