Colunas / Nanna Neném

Maternidade real

Imagem Maternidade real

Publicado em 01/01/2015, às 22h00 por Nanna Pretto


Eu estava fechando um texto para a próxima edição da Pais&Filhos quando li uma frase num livro que eu amo, e que sempre me presenteia com lágrimas e pauladas sobre a minha realidade materna:

“A fada é uma mãe sob medida, de um tipo que só poderia ser mesmo uma fantasia infantil.” (Fadas no Divã, editora Artmed)

A maternidade ideal é mesmo um conto de fadas. Ela só existe na nossa cabecinha boba – e quando ainda não temos crianças em casa. Quantas vezes você jurou que seu filho teria rotina, que comeria de tudo, que você não levantaria a voz, que castigo… ahhhhh o castigo passaria bem longe da sua porta, porque na sua casa o diálogo é tudo? A vida real engloba gritos, castigos, choros, manhas, fraldas descartáveis e papinhas de potinho. Vem no pacote a chantagem para comer tudo que está no prato, descontrole com as birras no meio do shopping e uma semana sem videogame de brinde. E eu aprendi na marra que isso não faz de mim uma má mãe. Ou uma mãe pior do que aquela que eu sonhei ser.

Talvez faça de mim uma mãe real. Bem longe daquela dos contos de fada. A mãe que perde a cabeça está dentro de todas nós, sejamos realistas. Afinal, o sangue de barata também é coisa de história infantil. Sangue de mãe ferve com parede riscada, com comida no sofá, com celular afogado na privada. E é errado isso?

O que eu quero dizer? Que precisamos vestir o nosso uniforme de mães reais. E aprendermos a ser felizes com isso. Na coluna passada eu escrevi sobre mães que trabalham fora. Um dos comentários: “Ser mãe é uma opção, você não foi obrigada a colocar seus filhos no mundo. Se você não quer largar a sua profissão, não tenha filhos. Mas, se optar por tê-los, você tem de se dedicar mais a eles”.

Opa, opa, opa! Quem disse que papel de mãe não pode ser bem feito se conciliado com uma jornada profissional? O que a faz mais mãe? Passar o dia inteiro grudada em seu filho (ou com um olho nele e o outro no smartphone) ou ter uma, duas, três horas por dia dedicadas integralmente à criança, após um dia produtivo (ok, cansativo às vezes) de trabalho?

Você é a mãe que você pode ser. E será sempre a melhor mãe para seus filhos. A sua rotina é aquela que a faz feliz. Tenha ela trabalho fora de casa ou não. A educação que você dá para seus filhos é aquela que você tem como referência, seja nas pesquisas, como viveu ou no que ouviu falar. Mas é aquela que você acredita ser a melhor (tenha nela castigo ou não). A comida que está na mesa é aquela que você considera ser a melhor naquele momento.

Pronto, essa é a sua receita. Aquilo que você pode fazer bem será a sua forma de viver bem.

Esqueça a “mãe fada” ou a fada madrinha. Esqueça a grama do vizinho. Esqueça a mãe feliz em praias paradisíacas do Facebook. Seja a mãe que você nasceu para ser. E aprenda a ser feliz com isso.

(Esse é meu mantra diário. Estou conseguindo, aos poucos, me valorizar e gostar de mim como mãe. Com base no que eu faço, e não no que os outros dizem!)


Palavras-chave

Leia também

Tadeu Schmidt - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Tadeu Schmidt expõe reação ao descobrir que a filha é queer: 'É decepcionante o que tenho a dizer'

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Andreas Richthofen vive isolado - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Vizinhos do irmão de Suzane Von Richthofen contam triste rotina do rapaz: "Precisa de ajuda"

Ricardo está sendo procurado - (Foto: Reprodução/PCDF)

Família

Professor estupra criança por 4 anos e foge ao ser descoberto pela mãe do menino

Rafa Justus - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos

Neymar e Bruna Marquezine foram ao aniversário de Anitta em Miami - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Neymar reencontra Bruna Marquezine em festa de Anitta sem Bruna Biancardi: saiba como foi

Alexandre Correa - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Alexandre Correa se muda para apartamento em que irmã de Ana Hickmann morava