Colunistas

Receita de torta de limão com suspiro

O equilíbrio mais gostoso entre doce e azedinho

Page 4

(Foto: acervo pessoal/monta encanta)

Esta Torta de Limão leva  massa Patê Sablèe, uma massa quebradiça que desmancha na boca a cada mordida com base neutra sem  açúcar. O  recheio tem o azedinho do limão que  equilibra com o doce do leite condensado e o suspiro da cobertura. Deliciosa!
Não é difícil, mas reserve um tempo para preparar já que é preciso pré-assar  a massa antes, para seguir com o recheio de limão e terminar com a cobertura de suspiro.
Como fazer:
Pré aqueça o forno a 180°C
Massa Patê Sablèe: Em um bowl, junte 150g de manteiga gelada e em cubos com  1 e ½ xícara de farinha de trigo.
Com a ponta dos dedos, misture grosseiramente,  formando uma ‘areia molhada’, procure não manusear muito a massa, para não aquecê-la. A manteiga não deve se dissolver completamente e sim conter alguns pedacinhos que vão se dissolver durante o cozimento, garantindo  uma massa crocante.
Acrescente 2 a 3 colheres de água gelada, até obter uma massa compacta.
Lembre-se que  a manteiga e a água devem estar bem geladas para  retardar o desenvolvimento de glúten na farinha e resultar em uma massa que esfarela.
Não precisa abrir com o rolo, basta ir juntando  pedacinhos da massa até forrar o fundo e as laterais de uma forma de 24cm com fundo removível.
Cubra com papel manteiga, coloque alguns feijões sobre ou pesinhos de cerâmica, que é para massa se manter no lugar enquanto estiver no forno.
Leve ao forno pré aquecido a 180C por 15 a 20 minutos.
Retire do forno e espere amornar.
Recheio de Creme de Limão: Direto no copo do liquidificador coloque 2 latas de leite condensado e ½ xícara de chá de suco de limão.
Bata por 3 minutos até misturar. Reserve
Cobertura de Suspiro: Bata as 2 claras em ponto de neve com 1 pitadinha de sal e umas gotinhas de limão. Com as claras em ponto de neve junte 1 xícara de açúcar aos poucos. Bata por mais 5 minutos, até os cristais do açúcar se incorporarem as claras.
Montagem: Coloque sobre a massa assada o recheio e cubra com o suspiro.
Leve ao forno por mais 15 minutos até o suspiro ficar crocante.
Depois a geladeira por no mínimo 2 horas.
Retire 20minutos antes de servir e bom apetite.
Experimenta!
Obrigada e até a próxima receita
Rosi Seligra
Leia também:

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não
Envie sugestões
×

Envie suas sugestões