Criança

4 brincadeiras para estimular o espírito de equipe no seu filho

Brincar ajuda seu filho a desenvolver criatividade, espírito de equipe, imaginação entre outros benefícios - Getty Images
Getty Images

Publicado em 28/05/2021, às 05h01 por Redação Pais&Filhos


Em tempos de acesso quase que irrestritos à tecnologia, proporcionar momentos de brincadeiras para as crianças torna-se cada vez mais importante, visto que brincar estimula a criatividade, ajuda no controle da obesidade, entre outros benefícios.  Melhor ainda se estas brincadeiras puderem ser compartilhadas com os amigos e estimular o espírito de equipe. Está sem ideias para entreter a garotada, confira algumas a seguir.

1. Corre Cotia

Também conhecida como “Lencinho na mão”, nesta brincadeira os participantes se sentam em círculo e escolhem uma criança para ficar em pé. Todos que estão sentados devem fechar os olhos e cantar: “Corre cotia, na casa da tia. Corre cipó, na casa da vó. Lencinho na mão caiu no chão. Moça bonita do meu coração. Posso jogar? Pode. Ninguém vai olhar? Não.” Enquanto os que estão sentados cantam, o participante que está em pé deve deixar um lenço (ou qualquer outro objeto) atrás de uma das crianças sentadas. Ao terminar a música, quem está com o lenço se levanta e deve sair correndo para tentar pegar aquele que estava em pé. Se ele conseguir, o que estava em pé deve continuar em pé e repetir a brincadeira. Caso a criança que já estava em pé consiga se sentar no lugar da outra, será a vez do outro participante ficar com o lenço.

2. Morto vivo

Os participantes devem ficar em fileira, enquanto um é escolhido para ser o mestre. Ao mestre cabe dar comandos de “vivo” ou “morto”, enquanto as outras crianças agacham ao ouvirem “morto” e se levantam no comando “vivo”. Quem errar deve deixar a brincadeira até que haja um vencedor.

Brincar ajuda seu filho a desenvolver criatividade, espírito de equipe, imaginação entre outros benefícios (Foto: Getty Images)

3. Cabo de guerra

Super simples, mas muito divertido, para brincar de cabo de guerra basta uma corda e participantes com disposição. Para jogar, primeiro, é preciso dividir as crianças em duas equipes com números iguais de participantes. Depois, é necessário fazer uma marca no centro da corda, que deve estar alinhada com uma marca no chão, posicionar as crianças em filas em cada lado da corda e pronto, a brincadeira começa! Ganha a equipe que conseguir fazer a outra ultrapassar a marca primeiro.

4. Dança das cadeiras

Um celular tocando música e algumas cadeiras são o suficiente para a diversão. Aqui, as cadeiras devem estar dispostas em círculos, com os assentos virados para a fora. É preciso deixar uma cadeira a menos que o número de participantes. Enquanto a música toca, as crianças andam ao redor das cadeiras, quando a música parar, todos devem se sentar. Quem não conseguir sai do jogo e retira uma cadeira, até que haja um vencedor.

Por Gladys Magalhães 


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Samsung Galaxy S24 Ultra - Divulgação

Lançamento

Ofertas do dia: recém-lançado Galaxy S24 Ultra da Samsung com desconto de 27%

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Ter um diálogo com os filhos fortalece a relação entre o adulto e a criança - Getty Images

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Adriane Galisteu fala sobre gravidez e segundo filho aos 51 anos: "Meu melhor papel"

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Cachorro resgatado no Rio Grande do Sul abraça perna de veterinária - Créditos: Reprodução/ Rede Globo

Família

Cachorro que abraçou perna de veterinária em resgate no RS reencontra tutor