Criança

4 passos criativos para ensinar seu filho sobre finanças

Essas simples atividades podem ajudar a criança a entender os princípios básicos da economia

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

little-boy-breaking-his-piggy-bank-to-buy-gift-picture-id509472358

(Foto: Istock)

Não precisamos dizer que é muito importante ensinar as crianças a lidar com dinheiro. O grande problema é como fazer isso de um jeito que eles entendam e não seja muito chato, porque a gente sabe que não se trata de um assunto sinônimo de diversão.

Pesquisas apontam que os pais acham mais fácil discutir assuntos como sexo e drogas do que falar sobre economia. Por quê? Porque muitos adultos acham que não conseguem controlar muito bem suas finanças. Para ajudar, separamos quatro dicas na hora de abrir o jogo com seu filho sobre “money“.

Ensine a doar

Anúncio

FECHAR

A partir dos 4 anos, as crianças já conseguem entender que todos nós precisamos doar e como até poucos reais podem fazer uma grande diferença para alguém que precisa. Em seguida, anuncie sua oferta: para cada trimestre, seu filho deve guardar uma pequena quantia para a caridade. Pesquise com ele sobre as organizações e escolham a que mais vocês se identificam para ajudar. Além de formar um caráter filantrópico, você vai ensiná-lo a se programar para o futuro.

Efeito borboleta

De todas as habilidades financeiras, ensinar a economizar pode ser a mais difícil, afinal, nós mesmos temos bastante dificuldade com isso. Você pode trabalhar sobre isso com seu filho a partir dos 4 anos. Não há uma maneira mágica de desenvolver a paciência necessária, mas você pode optar por um caminho criativo: uma incubadora de borboletas simples e acessível. Pense bem, você precisa esperar cerca de um mês para que as lagartas se desenvolvam e para que se proliferem então, nem se fala! Para estabelecer um paralelo com o dinheiro, diga que você colocará em uma jarra dois reais para cada estágio de desenvolvimento, assim seu filho verá suas economias crescerem junto com a futura borboleta.

Faça uma torta

Nada motiva mais as crianças (e adultos) do que uma sobremesa! Essa atividade pode ensinar crianças com aproximadamente 6 anos ou mais velhas a elaborar e executar um orçamento. Primeiro, visite a sua padaria local e apresente uma torta inteira para ele. Agora, o desafio: vocês conseguem fazer a mesma torta por menos dinheiro? Vá ao supermercado e consulte a receita com ele, avaliem juntos quanto custa cada ingrediente e como fazer para pagar menos. E claro, depois façam a torta juntos. Ele vai se sentir um vencedor!

Muito interessante

Benjamin Franklin uma vez disse que um centavo economizado é na verdade mais do que um centavo ganhado. Por quê? O dinheiro investido ganha juros! Crianças a partir dos 7 anos de idade podem ser ensinadas sobre isso. Comece dando ao seu filho 10 centavos. Dia após dia, dê a ele o juros que equivalem ao montante que já possui e pare em um dia específico para ver quanto dinheiro ele conseguiu economizar.

Leia também:

Boa notícia: Estados Unidos aprova o fim da indústria de filhotes

Estudo aponta os benefícios de cantar para o seu bebê durante a gravidez

Conheça os 8 tipos diferentes de mesadas 

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não
Envie sugestões
×

Envie suas sugestões