Criança

5 coisas que você precisa saber sobre os dentes das crianças

Cuidados com escovação começam desde cedo - Getty Images
Getty Images

Publicado em 04/07/2020, às 06h57 por Redação Pais&Filhos


Cuidados com escovação começam desde cedo (Foto: Getty Images)

Muitas questões envolvem a escovação infantil, como: quantas vezes ao dia as crianças devem escovar os dentes? Quando devemos começar a usar o fio dental? O que fazer se a água que sai da torneira não é fluoretada? Se eu não cuido bem dos meus dentes, posso passar isso para meus filhos? Aqui você vai encontrar soluções dadas por especialistas e um plano de ação. Courtney Chinn, odontopediatra em Nova Iorque e professor associado à Faculdade de Odontologia da Universidade de Nova Iorque, afirma que sempre haverá fatores genéticos que influenciam no quão saudáveis os dentes e gengivas dos nossos filhos serão. Mas os pais ainda podem ter uma grande influência no futuro da saúde bucal dos filhos modelando boas maneiras desde já. Preparada? Então vamos lá!

1- Use boas técnicas:

Existe uma única palavra para a prática de escovar os dentes agressivamente no movimento de frente para trás: NÃO! Isso pode prejudicar dentes e gengiva, afirma Chinn. Incline as cerdas da escova um pouco em direção à gengiva e gentilmente escove em pequenos círculos, tocando toda a superfície de cada dente. A recomendação geral é de escovar os dentes das crianças durante dois minutos (30 segundos em cada quadrante da boca). Mas Harvell indica: “Se o seu filho tem dois dentes, você não tem que escovar durante dois minutos! Assim como você não vai escovar durante todo esse tempo os dentes do seu filho de 3 anosque é muito agitado”. O que vale mais é a sua técnica e o quanto de placa você consegue remover nesse processo.

2- Use pasta com flúor desde o começo:

Alguns pais têm medo que seus filhos engula a pasta de dente nas primeiras vezes em que a usarem, por isso preferem comprar as que vêm sem o flúor. Entretanto, a Associação Americana de Dentição recomenda a pasta fluoretada assim que o primeiro dente do bebê nasce. No começo, use pequena quantidade, como um grão de arroz. Depois, mude para o tamanho de uma ervilha quando seu filho tiver 3 anos. Esses cuidados são necessários porque hoje em dia as cáries dentárias em crianças pequenas é quase epidêmica, afirma Chinn, que viu crianças de 2 anos precisando de tratamentos que requerem até anestesia no consultório. Cerca de uma em cada quatro crianças em idade pré-escolar nos Estados Unidos já teve cárie e esse número cresce quase 55% no jardim de infância: “A cárie é a doença mais comum na infância, sendo de cinco a oito vezes mais comum que asma”,declara Chinn. As consequências são ainda piores. “Ela pode interferir na habilidade de comer, dormir, falar corretamente, aprender ou prestar atenção na escola”, ele afirma. A pasta com flúor pode bloquear as cáries ajudando a mineralizar novamente áreas do dente que foram bombardeadas por bactérias. Se na sua região a água não é fluoretada, seu odontologista pode indicar suplemento diário, como pastilha mastigável. Existem pessoas preocupadas com toxinas na água com flúor. Porém, o Centro de Controle de Doenças dos EUA, a Academia Familiar de Físicos e a Academia Americana de Odontopediatria apoiam completamente essa prática.

3- Vá ao dentista o quanto antes e com frequência:

Os adultos precisam checar os dentes e fazer uma limpezapelo menos duas vezes ao ano. O mesmo vale para as crianças, Mas é recomendado que você leve seu filho ao dentistapróximo a um ano de idade também. Além de fazer um exame bucal, o especialista terá um histórico dental da criança, ensinará os pais a forma de escovação correta e a de prevenir cáries. A visita também avalia o risco, afirma Lezli Levene Harvell, odontopediatra em Nova Jersey, EUA, mãe de cinco meninas: “Se uma mãe me diz que teve diversas cáries quando era pequena, automaticamente eu penso que o filho dela tem um risco maior”, completa. E você vai acabar criando um “lar” do dente para o seu filho, onde você terá as mais novas informações e a certeza de que os problemas serão detectados enquanto ainda são fáceis de serem resolvidos. “Se olharmos a boca de uma criança desde cedo, podemos tratar a cáriecom flúor para que não seja necessário um tratamento mais severo”, afirma Chinn. Se o preço te preocupa, saiba que o tratamento pode ser coberto pelos planos de convênios médicos. Além disso, crianças que foram ao dentista perto do primeiro ano de idade, normalmente têm gastos 40% menores nos primeiros cinco anos de vida do que aquelas crianças que não começam as visitas nessa idade.

4- Limpe já, com as ferramentas apropriadas:

Comece a escovar antes mesmo dos primeiros dentes aparecem usando escova apropriada para essa fase, esfregando a gengiva uma vez ao dia. “Eu tenho muitos pais que dizem ‘Sério mesmo?’ Mas a literatura mostra que mesmo antes de a criança ter dentes, existem bactérias causadoras de cáries nas dobras da língua”, diz a especialista. Você pode evitar que essas bactérias cheguem na boca do seu filho evitando o compartilhamento de saliva: não usem os mesmos talheres ou copos e não limpe esses itens que caem no chão com a sua boca. E a partir do primeiro dente mude a escova para uma com cerdas macias e pasta com flúor. “O ideal é escovar depois do café e do jantar”, diz Harvell. Até os 6 anos, quando os molareschegarem, escove você mesma os dentes dele ou faça isso depois dele fazer sozinho, já que é difícil para as crianças alcançarem os dentes que estão mais no fundo.

5- Fio dental é diário. Isso não é opcional:

“Eu posso te dizer quantos pais pensam que passar fio dental é algo que você só faz quando os dentes permanentes aparecem”, afirma Harvell. “Na realidade você deve começar quando os dentes passam a encostar uns nos outros. Não importa o quão bem você os escove, se eles estão se tocando você não conseguirá tirar toda a comida ou placa que estiver ali”, completa a especialista. Técnica aqui também é importante. O fio dental próprio para crianças é bom, contanto que você o use firmemente contra os lados de cada dente. “Insista no uso do fio dental, mesmo que seja difícil”.


Leia também

Mensagens e frases para o Dia das Mães

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Nadja Haddad - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

Imagem Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Família

Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Dia dasmães, mensagens para avó - Créditos: Reprodução

Especiais / Dia das mães

Frases e mensagens de Dia das Mães para vó: veja inspirações especiais para a sua

Monatagem Endrick e Lara - Foto: Reprodução/ Instagram

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Viih Tube e Eliezer anunciam segunda gravidez - Créditos: Reprodução/ Instagram

Família

Viih Tube e Eliezer contam sex0 do segundo filho em chá revelação para família

Programas para o Dia das Mães - Getty Images

Família

10 ideias para fazer no Dia das Mães que vão além dos presentes