Criança

7 motivos pelos quais o seu filho precisa (mesmo) dormir

O sono ajuda a criança a lutar contra a obesidade, evitar resfriados, ir bem na escola e muito mais

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: Shutterstock)

(Foto: Shutterstock)

Os pais sempre notaram que dormir afeta diretamente o sono das crianças e a maioria concordaria que isso também tem um impacto no aprendizado e comportamento. Mas pesquisadores descobriram recentemente que o sono também é essencial para a saúde.

Separamos sete benefícios para comprovar que ele é importante demais para seu filho.

  1. Sono promove o crescimento

Você provavelmente já acordou um dia e achou que o seu bebê estava maior da noite para o dia e você estava certo. “O hormônio do crescimento é primariamente liberado durante o sono profundo”, afirma Judith Owens, diretora da medicina do sono no Centro Médico Nacional Infantil, em Washington, nos EUA.

Anúncio

FECHAR
  1. Dormir ajuda o coração

O sono protege crianças de problemas vasculares já que circula hormônios do estresse e parede arterial – diminuindo o colesterol. “Crianças com problemas de sono tem excitação cerebral excessiva durante o sono”, diz Jeffrey Durmer, especialista do sono e pesquisador de Atlanta, nos EUA. Ele ainda explica que, dessa forma, a glicose e o cortisol no sangue ficam elevados e ambos estão ligado a altos níveis de diabetes, obesidade e doenças cardíacas.

  1. Sono afeta peso.

As evidências aumentam cada vez mais e mostram que dormir pouco leva as crianças a ficarem acima do peso. Quando comemos o suficiente para ficarmos satisfeitos, nossas células de gordura produzem a leptina, que nos sinaliza para parar de comer. A privação do sono pode impactar neste hormônio, então as crianças continuam comendo mesmo satisfeitas. “Com o tempo, crianças que não dormem o suficiente têm maior tendência a serem obesas”, explica Dorit Koren, pediatra endocrinologista e pesquisadora do sono na Universidade de Chicago, nos EUA.

  1. Dormir ajuda a combater germes.

Durante o sono, produzimos proteínas que ajudam o corpo a combater infecções, doenças e estresse. Pouco sono impacta na quantidade dessas proteínas. Adultos que dormem menos de sete horas por noite estão três vezes mais propensos a ficarem resfriados quando expostos ao vírus do que aqueles que dormem por oito ou mais horas.

  1. Sono reduz o risco de ferimentos.

Crianças ficam mais desastradas e impulsivas quando não dormem o suficiente, sendo mais propícias a acidentes. Um estudo com crianças chinesas descobriu que aquelas que dormiam menos (abaixo de nove horas por noite em idade escolar), tinham muito mais propensão a terem lesões que requeriam cuidados médicos.

  1. Dormir aumenta a capacidade de atenção das crianças.

Crianças que frequentemente dormem menos de dez horas por noite antes dos 3 anos de idade têm três vezes mais chances de terem problemas de hiperatividade e impulsividade perto dos 6 anos. Em outras palavras, crianças cansadas podem ser impulsivas e distraídas, ainda que não tenham TDAH.

  1. Sono turbina aprendizado.

O bebê pode até parecer tranquilo enquanto dorme, mas o cérebro dele está ocupado a noite toda. Pesquisadoras do Centro Médico da Universidade de Columbia mostraram que recém-nascidos aprendem enquanto dormem. Isso acontece com crianças de todas as idades e especialistas em educação descobriram que sonecas têm uma mágica particular.

Então bora dormir?

Leia também:

7 dicas essenciais para ajudar o seu filho a dormir sozinho

Quanto tempo meu filho precisa dormir? Veja tabela para cada fase

12 dicas para te ajudar na hora de colocar as crianças para dormir

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não
Envie sugestões
×

Envie suas sugestões