Criança

Bruxismo infantil

Imagem Bruxismo infantil

Publicado em 07/12/2011, às 22h00 por Redação Pais&Filhos


O bruxismo – também conhecido como briquismo – é o hábito de apertar ou ranger os dentes inconscientemente, tanto de dia quanto de noite. É um movimento parafuncional do corpo, ou seja, atípico, que não é natural. O bruxismo pode ser passageiro ou não, e apresenta várias causas, que podem agir em conjunto.

Crianças de 3 a 6 anos, ou seja, que estão período da dentição de leite, costumam apresentar o bruxismo, o que por vezes assusta e preocupa os pais. O Dr. Mário Kruczan explica: “Dentes má posicionados ou uma diferença de tempo na erupção dos dentes de leite podem causar uma desarmonia entre os arcos dentários da criança e ela tenta encontrar uma posição mais confortável, o que a faz ranger ou apertar os dentes.”.

Fatores sistêmicos também ocasionam o bruxismo, como asma, rinites, alergias respiratórias e dormir de boca aberta. Há uma corrente de estudos que indica a genética como causadora do bruxismo também.

Porém, o fator mais comum para o desenvolvimento do bruxismo é o psicológico. Ele faz com que o hábito acometa pessoas estressadas e ansiosas, principalmente durante a noite. Em crianças, pode aparecer em épocas de provas, competições escolares ou em períodos de dificuldade de aprendizagem, situações comumente associados a uma cobrança, seja dos pais, da escola ou mesmo uma auto-cobrança. Hoje em dia, com as crianças realizando cada vez mais atividades extra-escolares, não é difícil desenvolver uma cobrança interna ou externa, mesmo que quase inconscientemente. Crianças hiperativas também são vítimas frequentes do bruxismo.

O bruxismo não é considerado uma doença, mas pode ocasionar certos problemas, como sensibilidade e desgaste – às vezes profundo – dos dentes, problemas na gengiva e na articulação da mandíbula, dores de cabeça, de ouvido e até mesmo dores na nuca e na coluna. Todos esses problemas podem evoluir para a perda dos dentes. Se o bruxismo não trouxer consigo esses desconfortos, não há motivos para preocupação. Mas, se sim, o melhor é procurar um dentista – odontopediatra se a vítima for criança – para que ele avalie qual é a provável causa do hábito. Se for necessário, faz-se um encaminhamento para um psicólogo.

Dependendo da causa do bruxismo, existem alguns tratamento possíveis, como restaurações dos dentes, uso de aparelho dentário e indicação de técnicas relaxantes. Para crianças, é indicado realizar atividades ao ar livre, lúdicas e que sejam menos competitivas. Diminuir a pressão sobre a criança é o objetivo quando o bruxismo infantil tem motivos psicológicos. Tudo sempre sob a orientação de um profissional da saúde especializado.

Consultoria: Dr. Mário Kruczan, pai de Marcel, Alan e Raphael, é dentista.


Palavras-chave

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Fernanda Paes Leme - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Nasceu! Fernanda Paes Leme dá à luz primeira filha com Victor Sampaio

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Isis Valverde - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"