Criança

Creche de São Paulo causa revolta nos pais ao pedir que as meninas estejam com cabelos “lisos”

Veja como lidar com a birra da criança - iStock
iStock
HuffPost Brasil

Publicado em 07/12/2015, às 06h41 - Atualizado em 19/10/2021, às 09h20 por Redação Pais&Filhos


Um pedido foi considerado completamente inadequado feito por uma escola de M’Boi Mirim, em São Paulo, causou revolta em alguns pais e causou revolta nas redes sociais.

Um comunicado direcionado às famílias dos alunos de até 4 anos que estudam na escola, sugeria que elas usassem apenas “cabelo liso” para deixar a apresentação de Natal “ainda mais bonita”.

A mensagem, impressa numa folha de papel e enviada aos pais, foi divulgada nas redes sociais com o seguinte texto: “Para que a nossa apresentação fique ainda mais bonita, conto com sua colaboração enviando o se (a) filho (a) no dia da nossa apresentação de natal 03/12 com o seguinte penteado”.

Veja como lidar com a birra da criança (Foto: iStock)

A imagem foi ilustrada com uma foto da atriz mirim Larissa Manoela, que interpreta a personagem Maria Joaquina, da novela infanto-juvenil Carrossel. Nas redes sociais, pais e responsáveis por crianças se revoltaram pela falta de representatividade.

Assim que foi publicada nas redes sociais, a atitude da escola teve repercussão negativa, o que fez a escola divulgar um comunicado e investigar o ocorrido:

A Associação Cedro do Líbano de Proteção à Infância, mantenedora da escola, publicou uma nota em seu site dizendo que todas as questões de diversidade cultural, racial, e religiosidade estão contempladas em seu plano de trabalho.

Leia na íntegra:

“A associação Cedro do Líbano de Proteção à Infância e seus educadores repudiam qualquer forma de preconceito e discriminação. Reconhecemos e já esclarecemos sobre o equívoco da mensagem e tomamos todas as medidas administrativas cabíveis para que erros lamentáveis como esse não se repitam e possam ferir os preceitos postos na Lei 10639/2003 e Lei 11645/2008.

O ocorrido nos faz ampliar sobre a nossa visão acerca da construção coletiva de uma educação pautada no respeito à diversidade, reconhecendo as identidades de todos e todas, com práticas pedagógicas, materiais e ambientes planejados para ater o racismo, o preconceito e qualquer forma de discriminação.

Em 2016, continuaremos e ampliaremos o nosso processo de formação nesse sentido, aprofundando a discussão no caminho da construção de um currículo que vise ã reeducação das relações étnico-raciais.

Lamentamos profundamente o ocorrido e reiteramos nossa intenção de manter sempre aberto os canais de diálogo com as famílias e com toda a comunidade”.

A diretoria de ensino da região afirmou lamentar o episódio ao jornal Gazeta do Povoe ainda disse que o procedimento foi equivocado e individual de um funcionário, sem autorização da direção. Também afirmou que “já toma as devidas medidas administrativas”.


Palavras-chave

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”