Criança

Educação infantil: saiba a importância do contato com a natureza na aprendizagem do seu filho

Veja as mudanças no Arqui Maristinha - Divulgação
Divulgação
Marista

Publicado em 14/12/2020, às 08h32 - Atualizado em 11/01/2021, às 11h44 por Publieditorial


Não é novidade que brincar e viver experiências na naturezatrazem vários benefícios à saúde das crianças, além de fortalecer a importância de explorar o meio ambiente. Mas e se tudo isso fosse trazido para dentro da escola? Com as atividades diárias, os avanços podem ser imensos para o aprendizado, que contribui em um olhar mais focado, concentrado e observador.

A partir de uma série de estudos e análises com os profissionais do Grupo Marista, o Arqui Maristinha no Colégio Marista Arquidiocesano passa a ter uma revitalização focada em ambientes integrados com a natureza, além de serem arejados, iluminados, amplos, funcionais, seguros e coloridos, trazendo diversos benefícios para a aprendizagem e educação infantil.

Segundo Rosana Marin, coordenadora de Educação Infantil do Colégio Marista Arquidiocesano, todas as mudanças ajudam no desenvolvimento. Para os espaços já existentes, a modernização tomou conta da brinquedoteca, biblioteca e salas-ambiente. “Utilizando uma área antes destinada à quadra esportiva, foi construída uma área recreativa com bosque, brinquedosque estimulam o desenvolvimento psicomotor, local para lanche e, principalmente, para favorecer a observação, experimentação e exploração das crianças para o ambiente natural, contendo terra, areias, água e muito verde!”, explica. “Foram construídas também quadras para esporte infantil, espaços para arte, refeitório e cozinha experimental no próprio prédio das crianças”.

Potencializando a educação

Com uma abordagem diferente na hora do ensino, a revitalização do novo Arqui Maristinha também intensificou o corpo docente para as atividades do dia a dia com as crianças. “Entendemos que todas as nossas ações e todos os espaços escolares são educativos. Quanto mais pudermos oportunizar elementos que favoreçam o olhar sensível, a criatividade, a independência, a expressão livre das nossas crianças, mais favorecemos o seu desenvolvimento de forma potente e integral”, comenta Rosana. “Ter espaços adequados, prazerosos e funcionais viabiliza as ações pedagógicas, contemplando um planejamento diversificado e que respeite o ritmo de cada criança”, completa.

A natureza faz um super diferença na educação infantil! (Foto: Divulgação)

Pensando na natureza como um atributo importante na educação infantil, ela beneficia a melhora na saúde física e mental, aprendizagem, desempenho escolar, além de reduzir sintomas de déficit de atenção e hiperatividade, estimulando o convívio social. Quando as crianças passam mais tempo em contato com o meio ambiente, elas exploram mais e aumentam a possibilidade de descobertas do mundo ao seu redor.

“A natureza é um rico universo de aprendizagens. Por ser um espaço prazeroso e misterioso, é natural que desperte na criança a alegria de pertencer e cuidar dele, aprendendo sobre sustentabilidade, ciclo de vida, origem dos elementos, cuidado, respeito, amor, cooperação, colaboração, resistência, persistência, solidariedadee resiliência”, comenta a coordenadora.

Desenvolvimento saudável na infância

Com um olhar atento aos valores humanos, além do cuidado com o emocional das crianças durante o desenvolvimento, cada detalhe importa! Pensando nisso, tanto a postura dos educadores, como a nova estrutura do colégio, fazem (muita!) diferença. “As novas instalações favorecem, à medida que oferecem maior integração, prazer de estar com os colegas, brincando, criando, transformando, divertindo-se, expressando-se, sensibilizando-se e, sobretudo, sendo criança!”.

As crianças aprendem a ressignificar brinquedos e brincadeiras (Foto: Divulgação)

A partir de um universo de possibilidades, seu filho aprende brincando e repleto de riquezas naturais. Para alunos de 1 a 7 anos, a área revitalizada é de aproximadamente 3 mil m², que proporciona um ambiente de aprendizados, preparando as crianças para o mundo. “A natureza é um rico espaço que também alimenta o imaginário infantil e favorece à criança criar e ressignificar  brinquedos e brincadeiras. Um espaço que lhe traz elementos que podem se transformar no que ela desejar – pedras, folhas secas, flores, sons, terra, insetos — favorecendo brincadeiras mais criativas, interessantes e cooperativas”, conclui. Para saber mais sobre as novidades da escola, é só clicar aqui.


Leia também

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Belo conta que não está solteiro - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Nomes bíblicos femininos - (Foto: Unsplash)

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"