Criança

Confira as dicas do Pedro Bandeira para fazer as crianças gostarem de ler

divulgação
divulgação

Publicado em 09/03/2018, às 12h27 - Atualizado às 12h28 por Redação Pais&Filhos


O escritor Pedro Bandeira de Luna Filho, pai de Rodrigo, Marcelo e Maurício, nasceu em Santos, no dia 9 de março de 1942. Com 76 anos, é o autor de literatura juvenil mais vendido do país, são mais de 30 milhões de exemplares vendidos. Por conta das páginas que encantam muitas crianças, é dono de uma coleção invejável de prêmios como o troféu APCA da Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prêmio Jabuti, da Câmera Brasileira do Livro.

Recentemente, lançou “Esses bichos maluquinhos”, um livro de poemas sobre animais, voltado para crianças a partir dos 5 anos. Para comemorar o aniversário deste escritor que amamos, relembramos uma entrevista que fizemos com ele sobre a importância de introduzir a literatura logo na fase inicial da criança.

Para o escritor, os pais têm uma responsabilidade muito importante de levar a literatura para os filhos logo na infância. Essa fase inicial é muito importante por ser de formação, tanto emocional quanto psicológica. “Não podemos deixar as crianças crescerem sem esse apoio no amadurecimento psicológico, e nada mais gostoso que literatura.”

Por meio da leitura, a criança aprende sobre valores muito importantes no dia-a-dia em sociedade como ordem e respeito. Além de ser uma fase em que ela aprende muito mais rápido. “A criança é uma esponja, ela aceita e aprende com mais facilidade.”

Pedro ainda fala que os pais não podem esperar que a escola ensine tudo isso aos seus filhos. É o amor, a segurança e a confiança que eles sentem perto dos familiares que valorizam esses ensinamentos que são muito mais importantes em um ser humano do que qualquer presente que você possa comprar.

Por isso, ele dá algumas dicas de como levar a literatura de uma forma mais envolvente para o seu filho:

Colo. Nada como ouvir uma boa história no colo do papai ou da mamãe, não é? Nessa fase, a criança sente um certo medo de perder os pais, então escutar um conto tranquilo ou engraçado no colo do seu adulto favorito faz com que a literatura seja ainda mais valiosa.

Musicalidade. Contar como quem está falando. A musicalidade traz conforto aos ouvidos e prende a atenção, o que é importante quando seu filho não se interessa por muito tempo por uma coisa só. E nada melhor do que poesia! Ela repete a musicalidade natural da língua falada, facilitando a compreensão.

Linguagem adequada. Além da musicalidade, é importante que a criança entenda o que você está contando. É preciso uma linguagem adequada para o estágio de amadurecimento em que a criança se encontra, se não, fica mais difícil prender sua atenção.

Humor. Não é algo fácil fazer humor para criança, mas para atingir seu emocional e fazer com que ela crie laço com aquele livro, um humor gostoso ajuda bastante! Falar de forma divertida sobre as diferentes situações que ela vive, como sair da fralda, aprender a comer sozinho e começar a frequentar a escola, é muito mais interessante do que ouvir sobre algo que não faz parte da rotina dela.

Pedro fala da literatura como um velho amigo e consegue transmitir para seus livros essa intimidade que ele tem com as palavras e a preocupação que sente com o interesse dos menores com os livros. Não é algo fácil, criança não sabe transmitir exatamente o que sente ou pensa ainda. “Você tem que imaginar o que eles estão pensando, sofrendo, imaginando. Tem que pensar o que está contando e para quem esse livro foi escrito, com uma musiquinha na cabeça.”

Mas vale a pena, não acha? Afinal de contas, “literatura é a vida com açúcar”.

Leia também:

10 ganhadores do prêmio Jabuti de livros infantis 

Pais criam escada genial para incentivar a filha à literatura 

6 livros para o seu filho amar o mundo da literatura antes mesmo de saber ler


Palavras-chave

Leia também

Tadeu Schmidt - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Tadeu Schmidt expõe reação ao descobrir que a filha é queer: 'É decepcionante o que tenho a dizer'

Ricardo está sendo procurado - (Foto: Reprodução/PCDF)

Família

Professor estupra criança por 4 anos e foge ao ser descoberto pela mãe do menino

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Neymar e Bruna Marquezine foram ao aniversário de Anitta em Miami - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Neymar reencontra Bruna Marquezine em festa de Anitta sem Bruna Biancardi: saiba como foi

Menina morre em tubulação de piscina - (Foto: Reprodução)

Família

Menina de 8 anos é encontrada morta em tubulação de piscina em hotel luxuoso

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia se pronuncia sobre atitude polêmica com babá da filha: "Não foi porque não quis"

Lucas Lima e Vi Bueno - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Professora de yoga faz desabafo após romance com Lucas Lima: 'É uma pessoa que eu não me relacionaria'

Andreas Richthofen vive isolado - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Vizinhos do irmão de Suzane Von Richthofen contam triste rotina do rapaz: "Precisa de ajuda"