Criança

Meu filho está com dor de barriga, e agora?

Imagem Meu filho está com dor de barriga, e agora?

Publicado em 28/07/2014, às 15h21 - Atualizado em 28/12/2020, às 08h03 por Redação Pais&Filhos


A inconfundível frase falada pelas crianças: “Mãe, tá doendo aqui” faz qualquer um ficar em estado de alerta. Principalmente quando o incômodo é na região abdominal. Fica difícil saber se a dor é “de” barriga ou “na” barriga! A verdade é que o abdômen é uma caixinha de surpresas, onde está localizado o estômago, o intestino, o baço, o fígado e o pâncreas. Para diagnosticar de forma correta o que a criança está sentindo, só consultando um médico mesmo, mas fique atento aos sintomas.

Primeiro, tente lembrar se ela comeu e o que comeu, depois veja quais são os outros sintomas além da dor: se há febre, diarreia e vômito. Uma orientação importante que pode te ajudar a ficar mais tranquilo é ver se a barriga do seu filho está dura ou mole. Se estiver mais molinha e não houver febre, sem stress. Caso esteja dura, é importante observar como a criança está se sentindo, pois podem ser apenas gases. “Se a dor se prolongar e ela estiver chorando ou visivelmente abalada, é importante ir para o hospital, pois pode ser uma apendicite ou algo mais sério”, afirma o gastroenteologista e cirurgião geral da Clínica Healthme, Sérgio Barrichello, pai do Thiago e da Isabella.

 Além disso, tente entender se é dor de estômago ou dor de barriga, pela região mesmo. “Diferenciar uma dor gástrica de uma não gástrica não é tão simples. Mas se o incômodo estiver do umbigo para baixo é mais provável que esteja relacionada ao intestino”, diz Barrichello.

O tempo de duração da dor também é importante. É claro que você não quer deixar seu filho passando mal, mas hospitais podem ser locais muito estressantes. Assim, se ele estiver com uma diarreia, mas estiver sorrindo e sem outros sintomas, você pode observar o comportamento e conversar com o pediatra por telefone. Se os sintomas permanecerem por mais de 24 horas e você notar piora, vá para o médico.

Cuidando da alimentação

Muitos problemas que se manifestam com uma dor na região abdominal estão relacionados à alimentação da criança. Se o seu filho passa mal toda vez que come determinado tipo de alimento ou quando come muito tarde, é sinal de que algo na dieta dele está errado.

“É muito comum as crianças apresentarem alergias ou determinadas intolerâncias alimentares. Se isso acontecer com frequência, é importante averiguar qual é a substância que desencadeia esses sintomas”, diz Barrichello.


Palavras-chave
Saúde

Leia também

Kate Middleton - (Foto: Reprodução/Getty Images)

Família

Após polêmicas, Kate Middleton é substituída por outra mulher em evento real

Bernardo completou 10 anos - Reprodução/Instagram

Criança

Mãe do filho de Cristiano Araújo desabafa sobre dificuldade em arcar com as despesas da criança

Mãe dá o nome “picles” para a filha e viraliza no TikTok - Reprodução TikTok

Bebês

“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais

O filho de Bárbara estava chorando muito por causa das cólicas (Foto: Reprodução /

Família

Mãe recebe bilhete bem diferente de vizinha após choro do filho

Mulher acredita que viu um “eco do futuro” em foto - Kennedy News and Media

Criança

Mãe se assusta com aparição misteriosa em foto antiga da filha

Vicky - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Filha de Roberto Justus estreia como modelo aos 3 anos: "Minha estrela"

Gabi Luthai estava grávida de gêmeos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Téo Teló e Gabi Luthai escolhem nome curto e com forte significado para o primeiro filho

Kate Middleton - (Foto: Reprodução/Getty Images)

Família

Irmão da princesa Diana fala sobre 'sumiço' de Kate Middleton: 'Me preocupo com a verdade'