Criança

O que fazer quando seu filho tem medo de tudo?

Ser uma criança pequena em um mundo tão grande pode ser um pouco assustado

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

É fato: algumas crianças são mais medrosas que outras. Às vezes é difícil manter a paciência intacta quando seu filho tem medo de quase tudo que aparece. Mas calma! Essas dicas podem te ajudar a lidar melhor com a situação, no próximo sinal de medo. As informações são do site PopSugar.

Mostre que você se importa com o que ele está sentindo

Mesmo que, na sua cabeça, o medo seja totalmente sem sentido, dizer que este é um medo bobo ou imaturo não ajuda. Ao invés disso, diga que entende como ele se sente e que você está ali para ajudar.

Anúncio

FECHAR

Converse sobre o sentimento

Claro que uma criança de 3 anos não vai conseguir dizer em palavras exatamente como se sente, mas comece a estimular o diálogo desde cedo. E outra, a conversa com uma criança maior pode ajudar muito na hora de lidar com os medos.

Encoraje, mas não pressione

Se o seu filho está com medo de fazer algo como ir na montanha-russa ou escalar uma parede, encoraje. Mas se eles estão completamente contra a experiência não force. Com o tempo eles vão se sentir preparados para lidar com isso.

Não deixe o medo controlar a situação

Mudar drasticamente o jeito que a sua família vive por causa de um medo do seu filho não é a melhor solução.

 

Reforce que você vai manter ele seguro

Não importa se seu filho está com medo de algo pequeno ou grande, é muito importante dizer para o seu filho que você está calmo e no controle da situação. E mais ainda: você é mais que capaz de manter ele seguro. Expressar dúvida, confusão ou até mesmo medo não vai ajudar.

Leia também:

Seu filho tem medo de experimentar uma comida nova? Entenda a neofobia alimentar

8 passos para perder o medo do dentista

9 dicas para ajudar as crianças a perderem o medo de Matemática

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não