Criança

Onde está nosso final feliz?

Imagem Onde está nosso final feliz?

Publicado em 28/08/2013, às 15h08 - Atualizado em 16/06/2015, às 12h48 por Redação Pais&Filhos


Eu admito amar a Pequena Sereia. Mas, Eu também admito achar um absurdo as lições passadas para as meninas através desse clássico da Disney: mutilar seu corpo pelo verdadeiro amor; quem precisa de voz quando se é tão linda?; abandonar tudo que você souber por um cara que pode te trocar a qualquer momento por outra… Bem, tudo isso me parece abominável. Não só na Pequena Sereia, mas em clássicos da Disney de forma geral encontramos uma “moral da história” bastante machista e nos cercamos dessas ideias por tudo quanto é lado – se você tem filhas, sabe o que estou dizendo… E, para piorar. a gente ainda gasta muito dinheiro comprando tudo quanto é produto licenciado com as estampas das princesas 9que são sempre lindos!).

Eu não tenho problemas com shampoos de gliter e mochilas cor-de-rosa, mas eu gostaria muito que a Pequena Sereia tornasse humana e ensinasse algo “a mais” (ou diferente) para nossas filhas. Com as exceções da Mulan e da Mérida (ambas estão à margem da realeza), eu realmente não consigo pensar numa princesa sendo algo a mais do que, simplesmente, passiva – e, vamos encarar a realidade, no mundo real você não pode sentar e esperar por um príncipe encantado que vem te beijar e te levar para seu mágico castelo. Além disso, quem quer ir embora para um castelo do príncipe se você pode comprar seu próprio?

Como disse Beyoncé (que não é uma princesa da Disney, mas poderia ser facilmente): “Quem comanda o mundo? Mulheres”. As mulheres já são as principais provedoras econômicas em 40% das famílias com filhos nos EUA, superando os homens em graus universitários; hoje, as americanas servem o Senado de seu país mais do que nunca. Mas, ainda enfrentamos alguns cachorros grandes em nosso caminho. Um exemplo? Apesar de toda nossa competência, ainda ganhamos, em média, 23 centavos a menos do que os homens – para fazermos o MESMO trabalho. “Estranho”, né?

A diferença salarial é tão errada… Mas quem é que ensina às novas gerações de mulheres a se defender e a exigir seu valor – ao invés de esperar em torno de um cara que poderá salvá-la? Definitivamente não são as Princesas da Disney.

Quando vi este vídeo, tive vontade de gritar, por que é bonito, verdadeiro e muito sério. E triste quando pensamos em nossa posição. Ele mostra a “Pequena Sereia” da vida real em seu escritório de trabalho se perguntando “por que não ganho o mesmo que meus colegas homens?”. Fala sobre o sonho de “princesas reais”  de viver numa sociedade em que as mulheres ganhem como os homens e que sejam reconhecidas do mesmo jeito. Num pedido simples, a Pequena Sereia moderna indaga os motivos das coisas serem como são. E, vá lá, não são só os 23 centavos a menos. É muita história errada acontecendo por aí…Vale a pena assistir!


Palavras-chave
Comportamento

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer