Criança

Vacina contra a Hepatite B

Imagem Vacina contra a Hepatite B

Publicado em 11/12/2011, às 22h00 por Redação Pais&Filhos


No mês de novembro, profissionais da educação do Estado de São Paulo foram orientados sobre a Hepatite B e suas formas de prevenção. A medida faz parte da campanha da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo contra a doença, que vem se desenrolando desde o começo do ano. O objetivo é conscientizar 4,5 milhões de alunos sobre a importância da vacina contra a enfermidade.
A Hepatite B é uma doença sexualmente transmissível, mas que também pode ter seu contágio através do sangue contaminado e de mãe portadora para filho. Os sintomas mais comuns são enjoos, vômitos, fadiga, falta de apetite, urina escura, pele e olhos amarelados e fezes esbraquiçadas. Para preveni-la, além de tomar a vacina, não devem ser compartilhados objetos de uso pessoal – como lâminas de depilação, alicates de unha e escovas de dentes – e, claro, deve-se usar preservativo nas relações sexuais.
A imunização pode ser feita gratuitamente na rede pública de saúde por crianças e jovens de 1 a 24 anos – idade estendida este ano pelo Ministério da Saúde -, gestantes e pelas pessoas que compõem o grupo de risco da doença, ou seja, que trabalham em ambientes e/ou utilizam materiais propícios à contaminação com a Hepatite B. Portanto, profissionais como manicures/pedicures, podólogos e até bombeiros podem se vacinar de graça, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Segundo dados divulgados pelo hospital estadual Emílio Ribas, 81% desses profissionais da saúde não se protegem contra a Hepatite B, colocando em risco a sua saúde e a de seus clientes. A desinformação é uma das grandes vilãs deste número alarmante, diz o mesmo estudo.
A vacina contra a Hepatite B exige três doses complementares para que seja efetiva, motivo pelo qual muitos que acreditam estar protegidos contra a doença, continuam não-imunes a ela quando tomam só sua primeira dose. A segunda imunização deve ser feita após passados dois meses da primeira e a terceira dose, após passados seis meses da primeira aplicação.
Como medida de esclarecimento da comunidade escolar e da população como um todo, estão disponíveis orientações sobre a doença a partir de 12 de dezembro no Portal da Secretaria da Educação (www.educacao.sp.gov.br), que incluem um vídeo informativo. A idéia é incentivar os estudantes a tomarem a vacina no período das férias escolares.
A Hepatite B é uma doença silenciosa, pois na maioria dos casos não há a manifestação de sintomas, segundo a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Por isso, não deixe de se imunizar contra ela, vacine-se já e leve seus filhos!

Palavras-chave

Leia também

Tadeu Schmidt - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Tadeu Schmidt expõe reação ao descobrir que a filha é queer: 'É decepcionante o que tenho a dizer'

Neymar e Bruna Marquezine foram ao aniversário de Anitta em Miami - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Neymar reencontra Bruna Marquezine em festa de Anitta sem Bruna Biancardi: saiba como foi

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia se pronuncia sobre atitude polêmica com babá da filha: "Não foi porque não quis"

Menina morre em tubulação de piscina - (Foto: Reprodução)

Família

Menina de 8 anos é encontrada morta em tubulação de piscina em hotel luxuoso

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Lucas Lima e Vi Bueno - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Professora de yoga faz desabafo após romance com Lucas Lima: 'É uma pessoa que eu não me relacionaria'

O homem foi preso - (Foto: Reprodução/Polícia Civil de SP/TV Globo)

Família

Homem mata filha, transporta corpo em caixa e o queima para atingir ex-esposa

Ricardo está sendo procurado - (Foto: Reprodução/PCDF)

Família

Professor estupra criança por 4 anos e foge ao ser descoberto pela mãe do menino