Família

Oferecer alimentação saudável em cantinas escolares ainda é um desafio

Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 07/07/2016, às 07h30 - Atualizado às 07h39 por Redação Pais&Filhos


Para a Pais&Filhos, a educação alimentar na vida da criança gera hábitos saudáveis. Por isso, fomos atrás de instituições de ensino e de projetos diferenciados que incorporam o tema ao aprendizado para elaborar uma reportagem para a edição de julho da nossa revista.

Uma das entrevistadas foi Lara Folster, mãe de Gael e Otto, e “mãedrasta” de Helena, Embaixadora do Food Revolution, projeto idealizado pelo chef britânico Jamie Oliver, que luta contra a obesidade infantil e aposta em levar a educação alimentar pra dentro das escolas. A empreendedora  abriu em 2012 a empresa Lanche&Co, especializada em fornecer refeições saudáveis às instituições. Veja abaixo a entrevista completa:

P&F –O tema é amplo permite várias abordagens.  Qual é a melhor forma de trazer isso para o mundo escolar das crianças?
Lara: Qualquer mudança traz desconforto. Tratando-se de mudar uma alimentação ruim que está enraizada na nossa cultura, principalmente dentro das escolas, que se tornou um comércio de comida de qualidade zero, foi um superdesafio no começo. Em algumas escolas ainda é um desafio!
Mesmo que a proposta da escola seja de alimentação saudável, trabalhando educação alimentar desde os primeiros anos de vida, ainda ouço famílias que querem que seus filhos bebam refrigerante e comam salgadinho na escola. Parece absurdo, mas existe! Com aquela velha história que eles devem aproveitar que são novos pra comer besteiras. Comida pra qualquer idade é colorida, fresca e feita na hora! Com muita conversa, provando a importância da alimentação em qualquer fase da vida, sempre conseguimos ótimos resultados. A parceria entre nossa empresa e a escola é fundamental.
P&F –  Funciona como serviço de cantina ou só o buffet de lanches servidos para alunos menores que ainda não trazem de casa ou compram na escola?

Lara – A Lanche&Co trabalha de diversas maneiras. Estilo self-service, com opções diárias em combos, cantina tradicional, kit lanche. Na realidade atendemos de acordo com o que a escola pede. Mas nosso diferencial é que tudo é feito diariamente na escola.
P&F –A indução de uma alimentação saudável desde infância é importante para que a criança evite certas tentações da cantina?

Lara – Quando a cantina da escola deixa de ser um comércio de comida ruim e passa a ser mais uma vertente de aprendizado, se tornando um centro de educação alimentar, não oferecendo alimentos de calorias vazias e cheias de açúcar, automaticamente as crianças começam a ver a comida saudável com outros olhos. Ela é deliciosa, fresca e diversa. Estudamos continuamente para agradar desde o paladar dos bebês até os adolescentes do ensino médio.

P&F –Além da comida saudável, é importante que haja variedade, para agradar um grande número de pessoas e também oferecer um novo conhecimento de sabores e, assim, expandir o paladar da criança?

Lara – Nosso cardápio é diverso! Repetimos apenas os “queridinhos” Lanche&Co. Como trabalhamos com os insumos na safra alta, nossa variedade é grande, e temos opções variadas diárias. A experimentação é muito importante. Nossas nutricionistas fixas nas unidades fazem o trabalho de formiguinha com os alunos que tem mais dificuldade de aceitar o suco natural, por exemplo. Como estão acostumados ao suco de caixinha, no começo do ano, fazemos um trabalho intenso. Depois de alguns dias, já preferem o suco direto da fruta.

P&F – Quais são os principais aprendizados que podem vir de dentro da cantina?

Lara – O alimento é nosso combustível e como nos alimentamos, somos. Alimentar-se vai além de matar a fome. É um ato politico também. Nos alimentando de forma consciente nos traz a ideia do que pode acontecer conosco e com o mundo, o que queremos dele, o que fazemos com ele.

Nós não fazemos nada durante toda a nossa vida, em todas as fases, em qualquer lugar do mundo, além de nos alimentar.  Façamos isso com consciência! A Lanche&Co existe pra dar aquele empurrãozinho.

*Por Alice Musetti, filha de Thais e Paulo

Leia também

Como alimentar seu filho em cada fase da infância

Alimentação saudável na infância: saiba como criar regras simples

Cantinas escolares substituem doces e salgados por pratos saudáveis


Palavras-chave
SaúdeAlimentação

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Wagner Moura com a esposa Sandra Delgado e o primogênito Bem - Reprodução/Caras

Família

Foto raríssima: Wagner Moura pousa com filho e esposa depois de ser premiado

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Isis Valverde - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

A bartolinite é uma infecção que ocorre nos cistos de Bartholin, causando uma inflamação na região da vagina - Freepik

Família

Bartolinite: o que é a bola inchada na vagina e como tratar a infecção