Família

Dia Mundial da Tuberculose: uma doença antiga, que ainda merece sua atenção

A complicação pode ser mais preocupante para tem quem filho pequenos

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

tuberculose

(Foto: Shutterstock)

Dia 24 de março é lembrado pela conscientização à tuberculose desde 1882, quando Robert Koch descobriu a bactéria causadora da doença. Diferente dos que muitos pensam, a complicação não está relacionada à gripe ou pneumonia.

De acordo com 0  infectologista Rodrigo Athanazio, doutor pela Universidade de São Paulo (USP) e cadastrado na plataforma Doctoralia, doença é infecciosa e transmitida pelo ar. É preciso, no entanto, de um longo tempo de exposição com uma pessoa doente para que haja contágio.

Segundo o infectologista, existem três tipos de tuberculose: pulmonar, pleural e extra-pulmonar, que ocorre quando a micobactéria da tuberculose se manifesta em outros órgãos tais como cérebro, rins e vias urinárias, fígado, intestino, meninges (membranas que recobrem o cérebro), pele e coração.

Anúncio

FECHAR

Os sintomas da doença são diminuição do apetite, perda de peso, febre, sudorese noturna. Ainda mais no caso das crianças, pode aparecer tosse seca. Quando a tuberculose atinge outros órgãos, como o intestino, pode aparecer diarreia e dores abdominais. Dor de cabeça e pelo corpo também são outros sintomas que podem surgir se a tuberculose atingir as meninges.

Se a infecção for diagnosticada, será preciso passar por um tratamento com 4 medicamentos diferentes, que devem ser ingeridos por cerca de seis meses. “Se houver interrupção existe o  risco da micobactéria adquirir resistência”, alerta o infectologista.

É imprescindível começar a vacinação das crianças cedo. O recém-nascido já deve receber as primeiras dentro da maternidade. A de tuberculose é uma delas, tomada junto com a BCG e hepatite A.

Leia também:

Sintomas podem indicar doença renal em criança

Quiz: Sabe tudo sobre coqueluche? Doença afeta mais os bebês

Conheça as 12 doenças mais comuns no primeiro ano de vida do seu filho

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não
Envie sugestões
×

Envie suas sugestões