Família

Filho único: saiba como cuidar na medida certa

Imagem Filho único: saiba como cuidar na medida certa

Publicado em 26/11/2012, às 22h00 por Redação Pais&Filhos


Antigamente, ter um filho só era quase uma exceção. Quando a Pais & Filhos foi lançada, há 44 anos mulheres tinham, em média, 5,8 filhos, algo difícil até de imaginar atualmente. Recentemente, a taxa de fecundidade chegou a 1,8. Entre as mulheres com renda maior que cinco salários mínimos, ainda menos: apenas 1,1. Ou seja, hoje, filho único (de mãe solteira, casada, separada, re-casada, o que for) é quase regra. Tanto que a frase “ser filho único é uma doença”, dita por um dos pais da psicologia infantil, Stanley Hall (1844-1924), nos soa totalmente fora de propósito, coisa de gente maluca mesmo. Ainda assim, quem tem apenas um filho, por opção ou porque não conseguiu ter outro, vive se perguntando como não exagerar na dose, seja cobrando demais o coitado (ele é único, não tem com quem dividir a atenção…), seja mimando demais, enfim… Para tranqüilizar essa legião de pais, fomos conversar com a especialista americana Carolyn White, mãe de Alexis, e autora do livro Criando Filho Único (ed. M. Books). Como diz a também filha única Kirsten Smith, co-autora do roteiro dos filmes Legalmente Loira e Dez Coisas que Eu Odeio em Você, no prefácio da obra, os filhos únicos têm um forte traço de confiança e de independência, tesouros que levam para a vida toda. A gente concorda total e acrescenta: não precisa se pre¬ocupar por dar tudo para seu filho, achando que, assim, ele nunca vai aprender a dividir. Ninguém dá tudo pra ninguém, a gente sempre sente falta de algo, é bom que seja assim, porque vamos buscar no mundo. Deixar seu filho ser ele mesmo é o maior presente, como ensina Carolyn.

Larissa Purvinni, mãe de Duda, Carol e Babi.

O site Freakonomics publicou um artigo descrevendo a geração chinesa de filhos únicos chegando à adolescência. Segundo o artigo, eles estão enfrentando problemas de mau comportamento. Como a senhora vê um futuro em que a grande maioria da população será formada por filhos únicos?

Eu não sou uma especialista em cultura chinesa, mas até a década de 70 as famílias chinesas eram grandes, e o país era em grande parte agrário. A China tinha de fazer algo a respeito do crescimento populacional ou haveria um grande percentual de fome. Limitando a população, o país se tornou uma potência econômica. Ao mesmo tempo, a maioria dos pais chineses não tinha idéia de que deveria criar filhos únicos, pois a idéia é que criariam cinco ou seis. Com a sua recém-adquirida riqueza e mais tempo livre, eles passaram a dedicar mais atenção e bens materiais ao filho único, que deve tomar conta dos pais no futuro. Os chineses ainda não colocam os idosos em asilos. Mimados ou não, filhos únicos esperam muita coisa. Se seus pais não podem provê-lo do que querem, eles darão um jeito de conseguir por conta própria. A atual geração de crianças chinesas é a mais bem educada de todos os tempos, e quer uma vida boa. Pelo que sei, eles estão dispostos a trabalhar duro por isso, porque foram criados aprendendo que o trabalho duro é a norma. Talvez os filhos únicos sejam mais mimados que os das gerações passadas, mas eu não penso mais que eles acreditam que as coisas serão dadas para eles.

Você vê diferenças entre os casais que decidiram não ter mais filhos e o que adorariam ter mais, mas não conseguiram ou puderam?

Acho que os casais que não “decidiram” ter filhos únicos se sentem mais culpados. Eles pensam que deveriam ter tentado com mais afinco ter mais filhos. Como resultado, eles compensam mais tanto emocional como materialmente os filhos. Eles também têm mais dificuldade para estabelecer limites e controlá-los. Pais que decidiram ter filho único são bem diferentes. Eles sabem que o tamanho de sua família é certo para si mesmos e geralmente são pais mais realistas.

Quais as conseqüências de não ter irmãos? Existem outras boas formas de permitir a troca de experiências com outras crianças?

Não ter irmãos implica muitas coisas positivas. A criança não precisa competir pela atenção dos pais e sabe que é importante e ouvido na família. Uma criança que se sente valorizada cresce acreditando que o mundo deveria valorizá-la. Ganha, com isso, muita confiança. Por outro lado, uma criança que se sente valorizada demais pelos pais ou que recebe muita atenção pode crescer achando que o mundo lhe deve alguma coisa. Os pais devem ter consciência dos dois lados da moeda e se esforçar para achar um equilíbrio. Crianças sem irmãos geralmente têm uma relação mais próximas dos pais, mas elas também devem estabelecer amizades significativas com outras crianças desde cedo. Sem irmãos, são apenas os amigos da criança quem a ensina a resolver conflitos e achar seu caminho no mundo. Pais de filhos únicos precisam criar o maior número de oportunidades possível para seu filho ter uma vida social ativa.  

Como os divórcios e novos casamentos afetam um filho único? É possível ser filho único numa família e, de repente, passar a conviver bem com novos irmãos? Como um filho único e seus pais devem lidar com essa situação?

Essa é uma questão bem complexa e difícil de ser resumida aqui. Todas as famílias normais têm problemas de ajuste, mas apenas crianças que de repente ganham irmãos terão ainda mais adaptações por que passar. Os pais devem introduzir a situação aos poucos, devagar. Eles devem explicar aos poucos que, por mais que outras crianças comecem a fazer parte da família, o filho único ainda será importante. Eles precisam demonstrar amor e trabalhar juntos para que a nova família dê certo. Eles não precisam ficar juntos o tempo todo. O filho único precisa de muita orientação para resolver discussões com os novos irmãos. Dividir um quarto pode ser um fato de peso. Mas ele também pode ficar feliz por ter de dividir as atenções, coisa que antes não acontecia. Fale sempre sobre o assunto, mesmo quando as coisas ficarem complicadas.

Como os pais podem evitar a superproteção?

Pais de filhos únicos devem entender que, para a criança crescer forte e saudável, eles devem soltá-lo do jeito apropriado, conforme a idade. Uma criança de dois anos pode brincar sozinha em seu quarto por um certo tempo, com os pais de olho. Aos quatro anos, se ela cai e rala o joelho, não precisa ser levada ao pronto-socorro. Os pais devem aceitar o fato de que seu filho único vai se machucar um pouco na vida. Se isso não acontecer, ele nunca vai crescer. Deixe-o experimentar um pouco de adversidade, por mais duro que seja assistir a isso. É parte da vida.

Como os pais podem resistir a dar tudo que podem à criança?

O que seu filho mais precisa é do seu tempo e de sua coragem para virar as costas e deixá-lo respirar. Resista ao desejo de comprar ou dar toda a sua vida a ele. O filho deseja também saber que, afinal, você também é um indivíduo. E ele nem quer tudo aquilo, ele quer você. Mas mantenha o suficiente de você para você.

Quais são as vantagens de ser filho único?

Autoconfiança, autoconhecimento e uma incrível facilidade de conviver com adultos. Além disso, filhos únicos são grandes conquistadores e querem agradar os pais, por isso são adolescentes “mais fáceis”.

E quais são as desvantagens?

Filhos únicos e seus pais são tão próximos que praticamente são colados uns aos outros. Minha filha consegue perceber cada emoção que eu tenho. Ela conhece a mim e ao pai de trás para frente, de cor e salteado. Nós somos fascinados uma pela outra, mas temos nossas vidas próprias. O que eu posso dizer? É o melhor do melhor. Eu nunca seria tão próxima dela se ficasse distraída por outros filhos. Tudo funciona bem se os pais deixarem seu filho ser ele mesmo.


Para saber mais:

CRIANDO FILHO ÚNICO – A RECOMPENSA E AS OPORTUNIDADES ESPECIAIS DE RELACIONAMENTO COM SEU FILHO ÚNICO, de Carolyn White. Um guia bem completo de como lidar com as dúvidas que surgem na criação de um filho único. Importante porque pai de filho único é sempre de primeira e única viagem… ED. M. BOOKS (WWW.MBOOKS.COM.BR), R$ 39


Palavras-chave

Leia também

Tadeu Schmidt - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Tadeu Schmidt expõe reação ao descobrir que a filha é queer: 'É decepcionante o que tenho a dizer'

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Ricardo está sendo procurado - (Foto: Reprodução/PCDF)

Família

Professor estupra criança por 4 anos e foge ao ser descoberto pela mãe do menino

Neymar e Bruna Marquezine foram ao aniversário de Anitta em Miami - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Neymar reencontra Bruna Marquezine em festa de Anitta sem Bruna Biancardi: saiba como foi

Menina morre em tubulação de piscina - (Foto: Reprodução)

Família

Menina de 8 anos é encontrada morta em tubulação de piscina em hotel luxuoso

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia se pronuncia sobre atitude polêmica com babá da filha: "Não foi porque não quis"

Lucas Lima e Vi Bueno - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Professora de yoga faz desabafo após romance com Lucas Lima: 'É uma pessoa que eu não me relacionaria'

Andreas Richthofen vive isolado - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Vizinhos do irmão de Suzane Von Richthofen contam triste rotina do rapaz: "Precisa de ajuda"