Família

Mãe indica: três passeios para fazer com as crianças no Rio de Janeiro

Amarílis e Miguel se divertem muito em passeios no Rio - Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

Publicado em 16/01/2016, às 12h30 - Atualizado em 23/09/2020, às 05h55 por Redação Pais&Filhos


guia_Rio
Amarílis e Miguel se divertem muito em passeios no Rio (Foto: Arquivo pessoal)

Nada melhor do que uma receber dicas de programas para fazer com crianças pequenas de quem realmente já visitou os lugares, não é mesmo?  Por isso pedimos para mães e pais indicarem cinco passeios para fazer com os filhos em suas cidades. Hoje é a vez da jornalista Amarílis Lage, mãe de Miguel, de 1 ano e nove meses, falar sobre os lugares que garantem momentos de diversão com os pequenos no Rio de Janeiro.

1. Nome do local: Parque da Catacumba

Local: Avenida Epitácio Pessoa, nº 3.000, bairro da Lagoa. Quanto custa: Grátis. Mas atividades como arvorismo e tirolesa custam a partir de R$ 20. Por que vale a pena ir com as crianças?: O Parque da Catacumba é um lugar perfeito para aproveitar o espírito aventureiro dos pequenos. Além de contar com trilhas e mirantes que oferecem uma vista incrível da lagoa, o local está equipado para atividades como escalada, a tirolesa e o arvorismo. Há versões dessas atividades até para os adultos e filhos pequenininhos, desde que tenham a partir de 2 anos.

O que o espaço oferece?: Trilhas, obras de arte ao ar livre, lanchonete, banheiro, esportes radicais. Qual o diferencial do local?: Atividades como tirolesa, arvorismo e parede de escalada. Alguma dica valiosa para as mães?: O parque é bastante inclinado, com muitas rampas e escadas até os mirantes. Por isso, vá de tênis e evite levar carrinho de bebê. Como o parque está ao lado da Lagoa Rodrigo de Freitas, vale a pena esticar o passeio até lá, estender uma canga sobre o gramado e providenciar um piquenique.

2. Nome do local: Jardim Botânico

Local: Rua Jardim Botânico, 1008, bairro do Jardim Botânico.
Quanto custa: R$ 9. Por que vale a pena ir com as crianças?: A chance de correr por aquele espaço enorme, deparando-se com macacos, garças, tartarugas e borboletas, já vai garantir boa parte da diversão. Mas aproveite a oportunidade para mostrar aos pequenos que também vale a pena prestar atenção nas plantas. O parque conta com um curioso jardim sensorial, onde eles podem entrar em contato com uma ampla gama de cheiros e texturas, além de ter um espaço só com ervas medicinais. O orquidário e a área dos cactos também podem chamar a atenção da criançada.

O que o espaço oferece?: Além do contato com a natureza, o parque oferece uma programação cultural bem bacana, com espetáculos de dança, música e teatro.

Qual o diferencial do local?: O Jardim Botânico se destaca tanto pela diversidade de fauna e flora como pela beleza das construções e monumentos, entre eles o famoso chafariz das musas, ponto obrigatório para fotos.

Alguma dica valiosa para as mães?: Uma coisa que só descobri depois de me tornar mãe é que o Jardim Botânico também conta com um cantinho dedicado exclusivamente às crianças com balanços, casinha, caixa de areia. Esse parque infantil dispõe de banheiros, mesas e bancos para lanches, além de ficar ao lado de uma lanchonete, o que deixa tudo ainda mais prático.

3. Nome do local: Parque das Ruínas

Local: Rua Murtinho Nobre, 169, bairro de Santa Teresa.

Quanto custa: a entrada no centro cultural é gratuita, mas o teatro infantil geralmente é pago (o preço varia conforme a peça). Por que vale a pena ir com as crianças?: Em primeiro lugar, porque é um ótimo pretexto para andar no famoso bondinho, que voltou a circular em alguns trechos de Santa Teresa em agosto (parte da rede ainda está em obras). Em segundo lugar, porque sempre tem atrações para o público infantil, como shows e peças de teatro. Por fim, porque oferece uma das vistas mais bonitas da cidade.

O que o espaço oferece?: Uma programação variada, que inclui artes visuais, teatro, literatura, música e narração de histórias. Dá para matar a fome no próprio local, no Café das Ruínas.

Qual o diferencial do local?: A vista privilegiada para o centro do Rio e a Baía de Guanabara, além da possibilidade de entrar em contato com diversas formas de expressão artística.

Alguma dica valiosa para as mães?: O teatro não aceita cartão, só dinheiro (vá preparada).


Leia também

Tadeu Schmidt - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Tadeu Schmidt expõe reação ao descobrir que a filha é queer: 'É decepcionante o que tenho a dizer'

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia se pronuncia sobre atitude polêmica com babá da filha: "Não foi porque não quis"

Ricardo está sendo procurado - (Foto: Reprodução/PCDF)

Família

Professor estupra criança por 4 anos e foge ao ser descoberto pela mãe do menino

Andreas Richthofen vive isolado - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Vizinhos do irmão de Suzane Von Richthofen contam triste rotina do rapaz: "Precisa de ajuda"

Molejo - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Molejo pede orações após revelar estado de Anderson Leonardo: "Para Deus nada é impossível"

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Rafa Justus - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos