Família

Nossos sapatos podem transportar mais de 421 mil bactérias para dentro de casa

iStock
iStock

Publicado em 06/10/2017, às 15h25 - Atualizado em 26/03/2020, às 08h25 por Jéssica Anjos, filha de Adriana e Marcelo


Imagina a quantidade de coisas em que você pisa na rua. Imaginou? Não precisamos descrever aqui, porque temos certeza de que passou pela sua cabeça milhares de imagens nojentas. Agora, pense que o seu sapato carrega tudo isso para dentro da sua casa.

Um levantamento feito pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, detectou 421 mil tipos diferentes de bactérias nos sapatos. 96% dos calçados analisados continham coliformes, microrganismos presentes nas fezes. “Se a gente pensar nas secreções, sujeiras, restos de comida, fezes de animais, água parada… Não entraríamos em casa com os sapatos que usamos na rua”, diz Flávia Oliveira, pediatra neonatologista, mãe de Pedro e Lucas.

Para casas com crianças pequenas a sujeira é ainda pior.

Se seu filho está na fase de engatinhar, ele vai estar sempre com a mão no chão. De acordo com a especialista, para menores de 2 anos, cuja imunidade é baixa, o contato com esse tipo de bactéria é perigoso. “Nessa idade as crianças levam tudo à boca, o que aumenta o risco de contaminação”.

A Universidade de Houston, também nos Estados Unidos, encontrou em 26% das amostras coletadas nos sapatos durante sua pesquisa, uma prevalência do coliforme Clostridium difficile. Essa bactéria pode causar dores no estômago e diarreia, além de se multiplicar nos carpetes. “Um piso de banheiro público, por exemplo, contém 2 milhões de bactérias por polegada quadrada”, compartilha a pediatra. O hábito de retirar os sapatos antes de entrar em casa veio dos orientais, e, segundo a especialista, nós deveríamos fazer o mesmo.

Higienização é importante
A exposição frequente e elevada a essas bactérias pode aumentar o risco de infecções gastrointestinais e intoxicações alimentares. Mas sem neura! Seu filho está diariamente em contato com microrganismos nos parques, praça e brinquedos de uso coletivo. “Essa exposição é habitual e dentro da normalidade nas várias etapas de desenvolvimento da criança”, tranquiliza Milton Lapchik, infectologista do Hospital São Luiz do Morumbi, pai de Fábio e Diego.

De acordo com o especialista, há uma maior preocupação por parte da sociedade em relação aos bons hábitos de higiene, por isso vemos muitas famílias, aqui no Brasil, adotando a prática de retirar os sapatos antes de entrar em casa. Apenas devemos tomar cuidado com os excessos. Cuidar da higiene da casa e dos objetos com que seu filho tem contato é necessário, mas não pode se transformar em superproteção.

Como praticar
Implantar isso em casa é mais fácil do que parece. E, depois de um tempo, a prática vira hábito.
A primeira coisa a fazer é separar um sapato para usar apenas em casa. Deixe esse calçado na porta sempre que você sair, para que assim que você chegar possa trocar.

Seria bom ter um lugar na entrada da casa para colocar o sapato usado na rua, mas caso não tenha leve-o direto para a lavanderia. “Uma simples higienização na sola com água e sabão é importante para se livrar da sujeira que você transportou”, aconselha Raquel Muarrek, do Hospital e Maternidade São Luiz do Morumbi, mãe de Lorena, Luisa, Sofia e Samuel.

Pais&Filhos acredita que toda criança deve brincar com terra e sujeira sem neuras. Mas implantar práticas que podem ajudar a manter a saúde da família deve ser adotada

Leia também:

Resort feito para a família é diferencial em Portugal

Veja como chamar a atenção do seu filho em público sem constrangê-lo

“Minha filha chegou esses dias com a história de um monstro chamado Beleléu”, diz Piangers


Leia também

Anderson Leonardo, do Molejo, faleceu aos 51 anos de idade - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Anderson Leonardo, do Molejo, morre aos 51 anos de câncer

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Mãe e filha - (Foto: Reprodução/Freepik)

Família

Mãe diz que se arrependeu de adotar filha após conseguir engravidar: "Nunca senti que ela era minha"

Nomes bíblicos femininos - (Foto: Unsplash)

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas