Gravidez

Câimbra na gravidez

Imagem Câimbra na gravidez

Publicado em 07/10/2013, às 11h42 - Atualizado em 12/02/2021, às 16h52 por Redação Pais&Filhos


A câimbra é um problema na contração da fibra muscular e dói. Dói mesmo! Geralmente, ocorre pela prática de exercícios físicos excessivos ou devido à ausência de sais minerais no organismo. Na gravidez, é normal que isso ocorra: o seu corpo está mudando e se adaptando e, além disso, a alimentação passa a ser dividida entre a mãe e o bebê. “Quando você toma uma vitamina, ela vai para o seu organismo, e o bebê retira essa substância de lá. Por isso é tão importante que a refeição seja saudável”, ensina o ginecologista Augusto Bussab, filho de Neuza e Nemtallah.

Quando a dieta é rica em alimentos com cálcio, como leite e ovos, em potássio, como banana e suco de laranja, além de frutas em geral e verduras escuras – espinafre, couve, rúcula –, só é necessária a complementação com suplementos vitamínicos, próprios para gestantes, pois ajudam a aumentar o nível de magnésio no organismo. A castanha-do-pará também é rica em nutrientes: apenas duas por dia já fazem o trabalho necessário. Evite também o excesso de refrigerantes – prefira a água, que ajuda a hidratar – e alimentos industrializados, pois eles produzem ácido fosfórico e diminuem a concentração do cálcio, magnésio e potássio.

O ginecologista e obstetra da Unifesp Paulo Nowak, filho de Bruno e Rose, explica que o aumento de peso é um dos motivos de a câimbra ocorrer durante a gravidez. É que, principalmente a partir do segundo trimestre de gestação, os músculos ficam sobrecarregados. “Gestantes que realizam atividade física com frequência costumam sofrer menos com câimbras. Outra dica boa é não permanecer muito tempo de pé ou com as pernas cruzadas, e quando estiver sentada realizar movimentos com o tornozelo e os dedos do pé”, explica.

Essa manobra também pode ser usada para prevenir câimbras noturnas. Basta fazê-las várias vezes antes de ir dormir. É comum que as câimbras aconteçam com maior frequência nas pernas, como nas coxas e na panturrilha, já que é o lugar com maior sobrecarga do corpo. Também pode ocorrer na região da barriga e das costas. Já no final da gravidez, os ombros e braços também são atingidos. Portanto, é importante prestar atenção na postura e tentar corrigi-la.

Mesmo que você costume ter uma vida sedentária, existe remédio para as câimbras. Comece com caminhadas de 30 minutos, sem muito esforço físico. Cássio Trevizani, filho de Romildo e Celeste, que é ortopedista especialista em atividades físicas, diz que o principal método para aliviar as dores são os alongamentos. Além disso, natação e hidroginástica também contribuem para que os músculos tenham maior capacidade de suportar o peso do corpo. Ele ainda conta que as câimbras podem acontecer principalmente no período noturno, já que o corpo é submetido à fadiga devido aos exercícios ao longo do dia.

E na hora H?

Para aliviar a dor no momento da câimbra, você precisa contrair a musculatura no sentido contrário da dor. Compressas com bolsas de água morna ou um banho quente também são eficientes e ajudam a relaxar a musculatura devido ao calor. Massagens também são bem-vindas.

Mesmo depois de ter tomado as medidas necessárias para relaxar, a dor pode permanecer por algumas horas. A câimbra é normal em gestantes e não oferece riscos ao bebê, mas é importante ter atenção: se a dor for constante e ficar muito intensa, se surgirem sinais de inchaço e sensibilidade local, é importante procurar a ajuda do seu médico. “Pode se tratar de trombose venosa, que é algo mais sério e que precisa de tratamento rápido”, explica o ginecologista e obstetra Paulo Nowak. Mas calma! A ocorrência de trombose é pouco comum. As mulheres que exibem maior risco possuem histórico familiar, já tiveram o problema ou passaram por mais de dois partos e têm mais de 30 anos. Ter ficado por muito tempo acamada, ser obesa, anêmica e possuir varizes também são fatores que podem contribuir.

Consultoria

Augusto Bussab, filho de Nemtallah e Neuza, é ginecologista da Clínica Dr. Augusto Bussab – Centro de Fertilização, euquerosermae.com.br; Cassio Trevizani, filho de Romildo e Celeste, é ortopedista especialista em atividades físicas, do Hospital HC (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e Hospital Israelita Albert Einstein; Paulo Martin Nowak, filho de Bruno e Rose, é ginecologista e obstetra da Unifesp, tel.: (11) 3073-0180.


Palavras-chave
Saúde

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais