Gravidez

Janeiro branco: como cuidar da sua saúde mental durante a gestação em tempos de pandemia

Ter uma rede de apoio é muito importante durante este período - Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 18/01/2021, às 07h47 - Atualizado às 08h30 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco


A chegada do bebê é um dos momentos mais esperados por toda família e, principalmente, pela gestante, que começa a criar vínculosdesde a descoberta da gravidez. Em tempos de pandemia, o estresse e a ansiedade tomaram conta e mudaram (muito!) o cotidiano e as expectativas de diversas mães. Durante este período tão delicado, é superimportante ter um cuidado reforçado com a saúde mentale se atentar com carinho ao bem-estar.

Ter uma rede de apoio é muito importante durante este período (Foto: Shutterstock)

Neste mês, é comemorado o Janeiro Branco, período para conscientizar a importância do autocuidadocom as nossas emoções. Para falar sobre o assunto, conversamos com a Ginecologista e Obstetra pela Febrasgo, Dra. Fernanda Pepicelli, que trouxe dicas de ouro para se cuidar, principalmente em tempos de pandemia.

Saúde mental x pandemia

Um estudo realizado pela Universidade de Calgary, no Canadá, mostrou que as gestantes tiveram níveis acima do normal de sintomas de depressão e ansiedade durante a pandemia. “A ansiedade pelo desconhecido, associado ao isolamento, e consequente perda de uma rede de apoio tão fundamental neste período, fez com que aumentassem os problemas relacionados à saúde mental”, comenta a especialista.

Para uma mente saudável, que resulta em equilíbrio e bem estar, o apoio da família é essencial, principalmente em tempos de coronavírus. “Ter sua rotina tirada e tendo que se isolar fez com que as gestantes ficassem ainda mais propensas a isso. Muito carinhoe paciência nesta fase, sem dúvidas, são fundamentais”.

Como buscar ajuda

Durante as consultas de pré-natal, é superimportante que a gestante converse com o seu médico sobre os sentimentos, medos, dúvidas e tudo aquilo que a impede de estar bem consigo mesma. Para isso, Fernanda Pepicelli recomenda que o primeiro contato seja feito com o obstetra. “E se necessário buscar um psiquiatra que tenha experiência em gestantes, já que o uso de medicação nesta fase da vida é limitado”.

Converse sempre com o seu médico obstetra (Foto: iStock)

Dedique um tempo para você

Para ter uma mente e corpo saudável, principalmente durante a gestação, é essencial seguir alguns pilares: se manter hidratada e ter uma alimentação balanceada, recarregar as energias com boas noites de sono, se exercitar e organizar a rotina e as tarefas.

Com o intuito de dar um gás a mais neste processo, a especialista indica a prática de meditaçãounida à atividade física. Vale lembrar que é superimportante conversar com o seu médico para praticar os exercícios de maneira correta e segura.

“O autocuidadoé fundamental. Estando bem para poder cuidar do seu bebê. Se necessário, a terapia vem ajudar e muito nesta fase. E em casos mais graves o atendimento pelo psiquiatra que tem experiência no trato de gestantes para avaliar a necessidade de tratamento medicamentoso”, conclui.


Leia também

Cavalo esperando resgate - Créditos: Reprodução/ Globo

Família

Cavalo em Canoas: animal deve ser resgatado hoje em força-tarefa que envolve helicóptero

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Sandy surpreende fãs com decisão : "Eu não tenho emocional"

Pai salva filha recém-nascida - Créditos: Reprodução/ Rede Globo

Família

"Coloquei ela na mochila", pai faz resgate heroico de filha recém-nascida no RS

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Após climão com namorada do filho, mãe de Endrick corta Gabriely de foto

Madonna e os filhos adotados - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Filhos de Madonna: cantora foi acusada de racismo e sofreu polêmica com adoção

Ter um diálogo com os filhos fortalece a relação entre o adulto e a criança - Getty Images

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho

Luana Piovani - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura