Gravidez

Entenda porque pilates também faz bem para o seu bebê

Vai muito além dos cuidados com a saúde

Ana Beatriz Alves

Ana Beatriz Alves ,Filha de Maria de Fátima

pregnant-women-exercising-picture-id507212375

(Foto: istock)

Quando você engravida, uma das primeiras coisas que mudam na sua vida são hábitos não-saudáveis como parar de fumar, beber e comer comidas muito pesadas, não é? Mas é importante pensar em atividades que ajudem nesse momento de tantas mudanças. E, por que não, pilates?

Essa atividade traz benefícios para os dois corpos que estão ocupando um só lugar: mamãe e bebê. Ana Gil, fisioterapeuta e proprietária do Espaço Ana Gil, na Barra da Tijuca, explica que “o pilates tem a capacidade de diminuir as dores lombares e o inchaço, manter o peso e melhorar o condicionamento físico, a flexibilidade, o equilíbrio, a coordenação motora e a respiração”.

Isso tudo porque você precisa aguentar cada vez mais peso e com o exercício, passa a ter mais segurança e prepara o seu corpo para lidar melhor com todas as fases da gestação. Segundo Ana, o pilates ainda combate câimbras musculares e inchaços nas pernas, pois melhora a circulação sanguínea. Alguns exercícios aliviam a pressão sobre as costas e a bacia, dando mais espaço para o bebê se posicionar adequadamente para o parto.

Anúncio

FECHAR

E para o bebê? através da placenta, seu filho passa a receber o hormônio do relaxamento, tem um crescimento adequado dentro do útero e sente a tranquilidade da mamãe, já que ela fica mais disposta e com a autoestima melhor.

Mas antes de tomar qualquer decisão, é importante ter o aval do seu médico, principalmente se não nunca fez o exercício. “A prática não é recomendada para quem corre algum tipo de risco na gravidez. O ideal é manter o ritmo leve e constante, sem nenhum abuso, para manter a saúde da mãe e do bebê“, completa.

Leia também:

Em busca do esporte perfeito

4 exercícios que ajudam a se preparar para o parto

9 coisas para você fazer sem os filhos

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não
Envie sugestões
×

Envie suas sugestões