Mais

A tampa do útero

Imagem A tampa do útero

Publicado em 07/02/2012, às 08h00 por Redação Pais&Filhos


Qualquer vestígio mínimo de eliminação de sangue durante a gravidez preocupa as futuras mães, ainda mais quando o momento do parto se aproxima. Mas é exatamente nessa hora que o corpo da grávida irá eliminar uma estrutura gelatinosa conhecida como tampão mucoso e que costuma vir acompanhada de raias de sangue.

O tampão mucoso fica no colo uterino e funciona como barreira física a bactérias e germes, protegendo a parte interna do útero. Quando a região começa a dilatar, para que ocorra o encaixe da cabeça do bebê, é natural que o tampão se solte e seja eliminado pela vagina. É comum que isso aconteça, em média, três dias antes do nascimento do bebê. Mas nem sempre é assim: “Tampão eliminado significa bebê encaixado e isso pode anteceder, ou não, o trabalho de parto”, explica a ginecologista e obstetra Viviane Monteiro, mãe de Pedro. Há casos em que ele sai e a mulher não entra em trabalho de parto; em outros, ele ainda não saiu, mas a futura mãe já está para dar à luz, como geralmente ocorre nos partos prematuros.

O aspecto do tampão é bem gelatinoso, com um pouco de sangue, mais parecido com secreção do que com menstruação. “Um motivo para que muitas mulheres não percebam a eliminação do tampão mucoso é exatamente porque já existe bastante secreção vaginal fisiológica (mucorreia) no final da gestação”, diz o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli Borges Filho, filho de Domingos e Anna Maria. Além disso, nem sempre o tampão é eliminado de uma só vez, situação em que seria mais fácil reconhecê-lo. Ele pode levar semanas para deixar completamente o útero da mulher, saindo em pequenas doses. Esse caso é mais comum nas mulheres que já tiveram filho, devido à dilatação residual da gestação anterior.

Se seu tampão for eliminado cedo demais, evite relações sexuais, capriche na higiene íntima e tome cuidado com qualquer contato externo com a região, até mesmo com o chuveirinho do banho. Não é preciso fazer repouso. Lembre-se de que o tampão é uma estrutura de proteção de seu corpo e que te deixa mais vulnerável a germes e bactérias quando eliminado. Sempre comunique o fato a seu médico e siga as orientações dele. E fique atenta, pois, a partir da 30ª semana de gestação, o tampão já pode dar as caras e te deixar ainda mais ansiosa para a chegada do bebê.

Consultoria: Domingos Mantelli Borges Filho, filho de Domingos e Anna Maria, é ginecologista e obstetra, www.domingomantelli.com.br / Viviane Monteiro, mãe de Pedro, é ginecologista e obstetra, membro da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro (SGORJ).


Palavras-chave

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

Taiza Krueder, do Clara Resort, fala sobre carreira e maternidade - (Foto: Arquivo Pessoal)

Família

Taiza Krueder, CEO do Clara Resort, fala sobre inspiração da família no trabalho: "Criei 3 filhos aqui dentro"

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”