Mais

Quando o peito vira mordedor

Imagem Quando o peito vira mordedor

Publicado em 01/06/2011, às 21h00 - Atualizado em 17/08/2020, às 14h39 por Redação Pais&Filhos



"Meu filho já me mordeu durante o sono. dói demais, Mesmo assim, nunca pensei em desmamá-lo. só explico para ele que dói e Acho que ele entende porque as mordidas diminuíram".
Luzinete R. C. Carvalho, mãe de Francisco

Apenas de 15% a 20% dos bebês mordem o seio. Não precisa desmamar seu filho por isso. a gente ensina como se livrar das dentadas

Você está com o seu bebê, naquele momento íntimo e feliz e de repente… Nhac! Ele morde o peito ou o mamilo provocando, no mínimo, um grande dor e um belo ai!. Não são todos os bebês que mordem, pelo contrário: eles são minoria, cerca de 15% ou 20%.

Geralmente a mordida é motivada por algum desconforto do bebê, o mais comum é a coceira causada pelo surgimento dos dentes, que acontece por volta dos seis meses, às vezes um pouco antes, outras bem depois.

Mas também podem vir em consequência de um resfriado ou até uma infecção de ouvido, que dificultam a capacidade de deglutição da criança. Neste caso, o jeito é segurar o bebê mais próximo do peito. Assim, o leite chega mais facilmente a ele, e o processo fica menos doloroso para a mãe. Outro fator importante é a pega, o jeito como o bebê mama. Se a pega estiver correta o risco de mordidas é quase zero. Isso porque, na pega adequada, a língua do bebê cobre os dentes inferiores e o queixo dele fica pressionado sobre o peito, impedindo a mordida.

O bebê pode estar motivado por outro tipo de incômodo, o chamado ruído, que pode ser a movimentação de outras pessoas na mesma sala em que está acontecendo a mamada, o barulho da TV… Ele vai tentar ver o que está acontecendo ao seu redor e vai levar o mamilo junto, tombando a cabeça para trás. O que a mãe pode fazer nessas situações é se isolar e buscar um lugar calmo, fazendo valer a intimidade e paz que o momento da amamentação pede. Mãe e bebê têm que estar na mesma sintonia, curtindo o momento, sem distrações.

Do mesmo jeito que o bebê se dispersa com ruídos externos, a mãe também pode se desconcentrar e comprometer o processo. E se a criança for um pouco mais velha ela pode usar a mordida para chamar a atenção dela. Se ela estiver conectada ao filho vai perceber até a iminência da mordida, como a mudança no padrão da pega, inquietação durante a mamada ou até uma mordida leve que pode vir quando o bebê está adormecendo e fecha a boca sem se dar conta. Caso isso aconteça, afaste-o do peito e substitua o mamilo pelo dedo.

Para que as mordidas não virem rotina é preciso que a mãe tome uma posição firme. O bebê já entende comandos como o “não”, dito na hora da mordida. Além disso, tire o peito gentilmente enquanto repreende a criança e mude a posição dela no colo. É importante que o bebê entenda que a mordida não deve ser encarada como uma brincadeira. O morder é uma fase que passa sem que seja necessário fazer o desmame. Se você notar desconforto pelo nascimento dos dentes, ofereça um mordedor geladinho antes de cada mamada; isso vai anestesiar a gengiva e diminuir a coceira.

Se não deu para evitar a mordida, o jeito é tratar a lesão. Caso seja superficial, o leite materno dá conta do recado, é só passar um pouco no mamilo e aréola e deixar secar por 10 a 15 minutos à luz do sol. Se a coisa foi mais feia, uma boa opção é passar pomada à base de lanolina na área afetada e dar uma folga de um dia para o peito machucado. Existem pomadas que podem ser usadas durante a amamentação. Fique de olho no seu filho e continue amamentando.  

Proteja-se


Mordedor refrescante


www.nuk.com.br
Pomada


www.drogaraia.com.br

Consultoria: Desirée de Freitas Valle Volkmer, mãe de Nathalia e Jordana, coordenadora médica da UTI Neonatal do Hospital Moinhos de Vento, www.bebemoinhos.org.br 
Marlene Roque Assumpção, mãe de Lia e Daniel, pediatra do banco de leite do Instituto Fernandes Figueira, www.iff.fiocruz.br


Palavras-chave

Leia também

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Aline Wirley e Igor Rickli fazem 1ª viagem em família com filhos adotivos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Aline Wirley e Igor Rickli mostram os filhos pela 1ª vez após adoção: "Parece um filme"

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Olhos de Mavie chamam atenção de fãs - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi mostra a cor dos olhos de Mavie em novo foto: "Igual ao pai"

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

O homem perdoou a mulher - (Foto: Reprodução/Metropoles)

Família

Homem que teve pênis amputado pela ex-esposa reata com ela e se declara: 'Te amo além da tragédia'