Notícias

“A mãe tem que estar em casa por prazer”

Imagem “A mãe tem que estar em casa por prazer”

Publicado em 05/11/2013, às 17h21 - Atualizado em 24/06/2015, às 09h27 por Redação Pais&Filhos


Fim da licença-maternidade… E agora? A gente sofre mesmo com a volta ao trabalho e com a decisão de deixar o bebê na escolinha ou com uma babá. Segundo pesquisa da Robert Half, em 85% das empresas, menos da metade das mulheres volta a trabalhar. Só que mesmo essas, que não voltam à rotina do escritório, acabam se sentindo culpadas também. Esse é o tema do nosso 18º brunch do projeto Culpa, Não!, que acontece nesta quinta-feira (07/11) na redação da Pais & Filhos.

 Já ouviu a frase “mas você só fica em casa com os filhos…”? Pois é, muita gente não sabe que a profissão “mãe” é muito mais complicada do que parece. As tarefas são muitas e não são valorizadas, daí que vem a culpa. Segundo a psicóloga Elizabeth Monteiro, mãe de Gabriela, Samuel, Tarsila e Francisco, o que atrapalha é o fato de a mãe ter dificuldade de lidar com críticas. “A pessoa encontra dificuldade para assumir o que pensa por querer agradar a todos e também ser a mãe perfeita”, explica. “A mãe também é muito crítica com si mesma”.

Para a psicóloga, o que muda é a maneira como você lida com isso. Se é insegura e tem medo, precisa trabalhar a sua maturidade nesse aspecto. Se sente falta do trabalho, a saída é procurar por um emprego mais flexível ou até conversar com o gestor para tentar aderir políticas mais flexíveis, como home office ou jornadas mais curtas de trabalho. “As mães procuram cada vez mais trabalhar em empresas que tenham benefícios à família”, conta Betty.

O que deixa a mãe culpada é fazer o trabalho em casa e não ser reconhecida. Primeiro, você tem que estar em casa por sentir prazer nisso. E a sua função de mãe não pode se sobrepor a sua qualidade de mulher: divida as tarefas com o marido, descanse e cuide de si mesma. “Faça as coisas que são importantes para você”, complementa a psicóloga.

O apoio é fundamental

Na hora de tomar essa decisão, ter a ajuda do companheiro é muito importante. Parar de trabalhar para ficar em casa com o filho leva a uma situação financeira mais restrita do que quando o casal trabalha. Atualmente, em alguns países, os pais também ficam em casa com os filhos enquanto as mães trabalham, como na Noruega, Dinamarca e Suécia. O que importa é o acordo entre o casal, seja para parar de trabalhar definitivamente, procurar um trabalho flexível ou interromper a carreira por um tempo.

Consultoria:

Elizabeth Monteiro, mãe de Gabriela, Samuel, Tarsila e Francisco, é psicóloga e escritora, autora dos livros Criando Adolescentes em Tempos Difíceis, A Culpa é da Mãe e Cadê o pai dessa criança?, www.elizabethmonteiro.com.br.


Palavras-chave
Culpa Não

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

Taiza Krueder, do Clara Resort, fala sobre carreira e maternidade - (Foto: Arquivo Pessoal)

Família

Taiza Krueder, CEO do Clara Resort, fala sobre inspiração da família no trabalho: "Criei 3 filhos aqui dentro"

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”