Notícias

É desde pequeno que se aprende

Imagem É desde pequeno que se aprende

Publicado em 19/11/2013, às 10h44 - Atualizado em 19/06/2015, às 15h12 por Redação Pais&Filhos


Existe uma frase… Filhos: antes não tê-los, para depois morrer por eles!

E quando digo morrer por eles, digo amar, respeitar, educar. A primeira palavra que vem em minha mente é amor, respeito, e por que o “não”? Impor limites,estabelecer regras, pois o “não” de hoje é a melhor educação do amanhã, do futuro. Eles terão que enfrentar o mundo!

Criamos os filhos para enfrentar as barreiras, vencer obstáculos, conquistar objetivos, ser feliz! Desde pequenos, meus filhos são criados com regras, ao começar a engatinhar. Nunca tirei nada do lugar, para ele não mexer ou quebrar, sempre deixei minha casa em ordem, ensinei que ele não podia mexer e nem tirar do lugar, pois aí começava a palavra “não”, para a melhor educação.

Experiência? A gente sempre fica surpreendido a cada fase dos nossos filhos. Eu, com uma filha adolescente de 16 anos e um filho de cinco anos, sou sempre pega de surpresa. Diferença de 11 anos de idade entre eles, todos os erros que cometi com a primeira filha, tentei não cometer com o segundo. É claro que com o segundo filho estamos mais experientes, impor regras e limites aqui em casa tem que ser no jogo duro, pois é o papel 
de ser mãe. Eu dou a palavra final, se vai ou não ao passeio, ao show, que minha filha (Larissa) tanto queria ir. Às vezes, por uma nota vermelha no boletim ou 10 minutos de atraso no  passeio anterior, já não deixo ir. Não sinto culpa, pois sei que quero o melhor para ela. O mesmo faço com  o de 5 aninhos, que com o charminho, todo denguinho, tenta me dobrar. Não me amoleço, pois é hora de colocar ordem e mostrar o certo e o errado, é desde pequeno que se aprende.

 Minha filha, desde pequena, mesmo sendo filha única até os 11 anos, já aprendia os limites, regras, hora de brincar, hora estudar. Tanto que hoje já está terminando o ensino médio e já tem seu emprego, seu salário, tudo isso me faz ter orgulho da educação que dei a ela. Uma menina tão responsável e determinada. Confio, na educação que dei a ela, e sei que ela já está preparada para enfrentar certos desafios e a estar em lugares que sua idade já permite.

João Pedro já sabe guardar os brinquedos, arrumar a bagunça do quarto, hora da tarefa escolar. Aqui em casa tem horários e deveres a cumprir. Fim de semana é hora de descanso, passear, brincar, curtir. É claro que tudo isso que ensino é com muito cuidado e amor. Às vezes cheguei a dar muitas risadas, pois comprei um tapetinho do castigo e costumo levá-lo na bolsa. O João Pedro já me fala: “mamãe, se você não obedecer, você vai pensar no tapetinho, né?” rsrs. Eu digo que sim e estou levando ele.

Então, ser mãe é uma tarefa maravilhosa e de muita responsabilidade, porque 60% é da família e 40% da criança. O dever quase que total é dos educadores. A criança de hoje é o adulto de amanhã, e amanhã? O que queremos para nossos netos? Para nossa nova geração? Vamos plantando para melhor fruto colher. Culpa, não! Sou mãe e desejo o melhor para meus filhos,mesmo que o “não” de hoje doa muito em mim, ele servirá
para ele no amanhã!


Palavras-chave
Culpa Não

Leia também

Tadeu Schmidt - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Tadeu Schmidt expõe reação ao descobrir que a filha é queer: 'É decepcionante o que tenho a dizer'

Ricardo está sendo procurado - (Foto: Reprodução/PCDF)

Família

Professor estupra criança por 4 anos e foge ao ser descoberto pela mãe do menino

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Neymar e Bruna Marquezine foram ao aniversário de Anitta em Miami - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Neymar reencontra Bruna Marquezine em festa de Anitta sem Bruna Biancardi: saiba como foi

Menina morre em tubulação de piscina - (Foto: Reprodução)

Família

Menina de 8 anos é encontrada morta em tubulação de piscina em hotel luxuoso

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia se pronuncia sobre atitude polêmica com babá da filha: "Não foi porque não quis"

Lucas Lima e Vi Bueno - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Professora de yoga faz desabafo após romance com Lucas Lima: 'É uma pessoa que eu não me relacionaria'

Andreas Richthofen vive isolado - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Vizinhos do irmão de Suzane Von Richthofen contam triste rotina do rapaz: "Precisa de ajuda"