Notícias

Gentileza gera gentileza

café

Publicado em 18/09/2015, às 11h26 - Atualizado às 11h32 por Redação Pais&Filhos


café

Quando me tornei mãe, me transformei em uma nova pessoa. Uma sensação de ser mais compreensível, de entender mais o lado do outro, de ver a vida mais colorida.

Sempre acreditei que gentileza gera gentileza. Sempre acreditei que somos a diferença que desejamos ver no mundo. Sempre acreditei que aquilo que sou passará direta e indiretamente para meu filho, quer eu queira ou não. Então, tenho prestado muito mais atenção em pequenas atitudes minhas que, com certeza, estão servindo de exemplo para meu filho. Mas não porque é uma ação forçada, e sim, porque eu acredito nesses valores que estou priorizando!

Ontem me aconteceu um fato que me chamou a atenção, após fazer compras no supermercado, resolvi tomar um café. E, ao fazer meu pedido no caixa, me deparei com uma lousa e um cartaz que diziam: “Que tal deixar um café pago para um desconhecido?!” Eu achei o MÁXIMO! Já tinha visto na web um vídeo da Kibon muito parecido, no qual eu fiquei morrendo de vontade de ser uma daquelas pessoas, então não demorei muito para tentar entender como funcionava essa “gentileza”.

ekoa-2

Resolvi deixar um café pago para alguém e junto escrevi um bilhetinho. Pude escolher se meu café seria “predestinado a alguém especial”, e pedi para a atendente entregá-lo a alguém que estivesse com o pensamento avoado ou que parecesse estar triste. Na lousa, mais um risquinho foi marcado como “café cedido”.

Pode parecer uma bobagem, mas eu saí do Ekoa Café* com um sentimento diferente. Sabe uma sensação engraçada de imaginar esse alguém recebendo o meu café, com meu recadinho…?! Me perguntei se  isso faria diferença no seu dia. Fiquei curiosa! Saí com a vontade de querer fazer isso todo dia. De ter pequenas atitudes diariamente que pudessem mudar o dia de uma pessoa.

Não digo apenas em ceder um café, mas em um olhar, em um sorriso, em uma palavra educada, em um ato que faz a diferença… Em fazer algo que só depende de mim… E então poder perceber que esta atitude perante a vida de outra pessoa que eu nunca vi pode fazer a diferença. Diferença em qualquer sentido que a faça sorrir e pensar que no mundo ainda existem pessoas que querem o bem.

Lembro que uma vez, eu estava muito triste e tive que parar no posto de gasolina para abastecer. Eu com aquela cara inchada, no telefone, chorando e ainda tendo que encarar os outros, sabem?!? rs. Pois bem… O frentista veio me atender e ficou um tanto sem graça de me ver daquele jeito. Como ele percebeu que eu estava no telefone, saiu e quando me dei conta, ele estava do meu lado de novo, segurando uma flor! Uma atitude simples como essa ficou para sempre na minha memória, pois simplesmente mudou o meu dia naquele momento!

Sei que sozinha – com certeza, eu não farei a mudança no mundo, mas sou com certeza a diferença para alguém, assim como esse frentista foi para mim! E essa diferença eu espero refletir no meu filho que, mais tarde, poderá perceber que a construção de um mundo melhor está em suas mãos. Em seus gestos. Em suas atitudes. E esses valores são com certeza (para mim) a melhor herança que como mãe eu posso deixar para ele.

Você concorda?!

Então que tal fazer a diferença para alguém HOJE?!

Depois venha me contar!

Um abraço bem apertado….daqueles que trocam energia e fazem toda a diferença no dia.

*O Ekoa Café promove essa troca de gentileza entre pessoas desconhecidas desde 2011. O nome deste projeto é Café Compartilhado. Segundo Marisa Bussacos, publicitária e sócia do Ekoa, essa ideia surgiu a partir do livro “The Hanging Coffee”, onde o personagem principal paga seu café e deixa outro pago para outra pessoa. Eles acreditam que esse projeto está estimulando a troca de gentileza entre desconhecidos e contribuindo para um mundo mais humano e feliz.

Leia mais textos da nossa embaixadora Polyana Pinheiro, mãe de Nicole, Miguel e Murilo, no blog Mães Amigas

cafe-bilhete-compartilhado

Palavras-chave
Matérias

Leia também

Tadeu Schmidt - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Tadeu Schmidt expõe reação ao descobrir que a filha é queer: 'É decepcionante o que tenho a dizer'

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Andreas Richthofen vive isolado - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Vizinhos do irmão de Suzane Von Richthofen contam triste rotina do rapaz: "Precisa de ajuda"

A menina foi com uma camiseta ‘inadequada’ para a sala de aula - Reprodução/ TikTok

Criança

Mulher é chamada de ‘péssima mãe’ por causa de camiseta usada pela filha na escola

Rafa Justus - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos

Ricardo está sendo procurado - (Foto: Reprodução/PCDF)

Família

Professor estupra criança por 4 anos e foge ao ser descoberto pela mãe do menino

Alexandre Correa - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Alexandre Correa se muda para apartamento em que irmã de Ana Hickmann morava

Anderson Leonardo, do Molejo, está internado em estado grave na luta contra o câncer - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Anderson Leonardo, do Molejo, está em estado gravíssimo: "Médicos estão reunidos com família"