Notícias

Mamãe não quero mamar!

Imagem Mamãe não quero mamar!

Publicado em 14/06/2013, às 17h40 - Atualizado em 03/07/2021, às 07h29 por Redação Pais&Filhos


Patricia Smith mãe de Adam participa da campanha Culpa,Não! O tema do mês de Junho é  “Não dou leite comum, dou fórmula”  se você também quiser participar siga a nossa página no Facebook.

Como assim, meu filho não quer mais mamar?!Se tem uma coisa que toda grávida sonha (ou tem pesadelos) é sobre a hora da amamentação. Seja porque é o que esperam da gente enquanto mamífera ou porque a sociedade estimula e impõe.

Nos dias de hoje são muitas as bandeiras hasteadas em torno da alimentação do bebê: amamentação exclusiva até os seis meses, livre demanda, milhões de anticorpos, QI elevado, saúde eterna e, provavelmente em alguns anos, irão atribuir o sucesso na vida aos que foram amamentados exclusivamente no seio até os seis meses.

Para os que ultrapassaram essa etapa, como muito se tem alardeado sobre o “attachment parenting”, o céu é o limite e a capa da Forbes estará garantida.

Sou nutricionista, e se tinha um pecado capital que eu não queria cometer e correr o risco de ter meu CRN cancelado era o “não darás complemento ou leite artificial até os seis meses de idade do seu filho”.

Me preparei de todas as formas possíveis: tomava sol no seio, fiz a festa do “estica e puxa” nos bicos e dessa forma, se a dor existisse, seria minimizada pela dessensibilização já provocada. Eu andava na rua e tinha orgulho do meu peito. Foi ele, antes da barriga, que anunciou a minha gravidez por onde passava. Minha barriga só apareceu depois dos seis meses, mas os seios, ah, os seios, esses foram a prova de que a fartura estava por vir.

Já diz o ditado: tamanho não é documento, não é garantia de produção, mas mesmo assim acreditei que conseguiria alimentar meu filho ao menos até os seis meses.

Vida passa, filho nasce e quanta emoção ele chegando pra mamar. “Perfeito”, assistente de lactação do hospital elogia a pega e a minha desenvoltura. Menino mama muito.“Esganado” diziam amigos e parentes. “Menino é assim!”,ouvia das auxiliares. Meu conto de fadas acontecia.

Os dias foram passando, sem rachadura, sem peito esfolado, sem falta de leite. Criança feliz, mãe realizada.Mas o que era bom durou pouco e logo no segundo mês, após cada mamada, uma sirene de choro tocava.

Ele não tinha refluxo ou cólica, era só a carinha de dor, muita dor. Depois de alguns episódios, eu sofria por antecipação. A hora da mamada ia chegando e a tensão só aumentava. Conto de fadas com bruxa,será que ela envenenou meu leite?

Depois de alguns dias fomos consultar o pediatra e começamos um verdadeiro rastreamento.

Primeiro diminuímos o tempo de mamada: a livre demanda virou 30 minutos para ele comer o máximo que conseguisse. O choro continuava e eu não sabia se era de fome ou dor.

Em nova consulta ao pediatra, ele perdeu mais de 10% do seu peso e tomamos medidas mais drásticas. Mantínhamos os 30 minutos no peito, complementando com 30ml de fórmula e antiácido 3x ao dia.

Bingo!  Ele tinha uma secreção aumentada dos ácidos do estômago então, quanto mais sugava, mais ácido produzia. A tríade funcionou até a metade do terceiro mês e acredito que o stress, o cessar da livre demanda e a fome continuada do pequeno, aliados a facilidade de saciar a fome rapidamente via mamadeira favoreceram a rejeição ao peito.

Tentei tirar o leite para colocar na mamadeira, mas sem estímulo continuado a produção do leite enfraqueceu. No meu caso, relactar nunca foi uma opção. A mamadeira foi uma realidade difícil de aceitar, junto com o antiácido que acompanhou ele até os sete meses.

Hoje, passados 29 meses, estamos todos bem, felizes, saudáveis e afetivos. Não há sinal visível da privação do leite materno, meu CRN ainda está ativo e somos bem sucedidos como família. Forbes, Veja ou a capa de vários álbuns de família, vamos aguardar.


Palavras-chave
Culpa Não

Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Rafa Justus - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos

Viviane Araújo compartilha primeira viagem do filho Joaquim - Reprodução/Instagram @araujovivianne

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

Virginia chama atenção por roupa ousada na festa do Neymar - Reprodução/Instagram

Notícias

Virginia é criticada por roupa usada em festa de Neymar: “Desrespeitoso com a própria família”

Nomes bíblicos femininos - (Foto: Unsplash)

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho