Notícias

Ministério da Educação divulga resultado do Enem por escola

Colorful Abacus

Publicado em 06/08/2015, às 07h05 - Atualizado às 07h55 por Redação Pais&Filhos


Colorful Abacus

O Ministério da Educação (MEC) apresentou ontem o resultado por escola do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. A prova, que foi realizada no segundo semestre do ano passado, é uma das variantes que muitos pais usam na hora de escolher onde matricular o filho, principalmente porque o Enem é válido como vestibular para muitas Universidades Federais do Brasil.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi responsável por essa divulgação na manhã de ontem. São 15.640 escolas de todo o país classificadas de acordo com o desempenho dos alunos. A média geral das escolas não é mais apresentada em formato de ranking, para evitar comparações entre as escolas. Especialistas garantem que o resultado do Enem isoladamente não pode definir a qualidade de uma escola, existem outros elementos que precisam ser considerados, como a linha pedagógica, por exemplo.

“O pai não pode só olhar o ranking puro do Enem ao matricular o filho na escola”, disse o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro em declaração oficial. “Nós queremos dar os dados do Enem, mas mostrar que não são absolutos, podem ser interpretados de formas diferentes”, ressaltou o ministro.

De olho no ranking

A principal diferença que se nota na comparação dos resultados é a classificação das escolas particulares em relação às escolas públicas. Só 93 escolas públicas entraram no ranking das mil com as melhores notas, o que equivale a menos de 10% do total. Mas esse número vem aumentando: em 2013, foram apenas 78 escolas públicas na lista.

A região Sudeste do país é a que mais se destaca nas notas. O estado de São Paulo, por exemplo, tem 5 das 20 escolas com melhores classificações, todas elas particulares ou federais. Os estados da região Norte e da região Sul do país não aparecem entre as 20 melhores. Outro dado interessante: as escolas co menor número de alunos têm melhor desempenho na prova, ou seja, as turmas são menores e em muitas delas os alunos são separados de acordo com o desempenho. Na edição de 2014 da prova, nenhuma das 20 escolas com melhor desempenho é pública.

O presidente do Inep, Chico Soares, afirmou que a realidade brasileira é de escolas muito diferentes entre si: “As escolas de Ensino Médio brasileiras formam um conjunto muito heterogêneo, principalmente em relação às características socioeconômicas de seus estudantes, e esses fatores precisam ser levados em consideração”, disse ele. De acordo com o ministro da Educação, não é apenas a qualidade da escola e dos professores que influenciam na nota do Enem, mas também a realidade social e econômica do aluno que faz a prova.

Para saber mais sobre o desempenho de cada uma das escolas, acesse o Portal do INEP ou confira a lista para download aqui. Mas antes, veja a legenda que fizemos para você saber o desempenho das escolas em cada uma das áreas do conhecimento avaliadas pelo Enem:

LC: Desempenho em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
RED: Desempenho em Redação
MAT: Desempenho em Matemática e suas Tecnologias
CH: Desempenho em Ciências Humanas e suas Tecnologias
CN: Desempenho em Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Palavras-chave
Notícias

Leia também

Tadeu Schmidt - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Tadeu Schmidt expõe reação ao descobrir que a filha é queer: 'É decepcionante o que tenho a dizer'

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

A menina foi com uma camiseta ‘inadequada’ para a sala de aula - Reprodução/ TikTok

Criança

Mulher é chamada de ‘péssima mãe’ por causa de camiseta usada pela filha na escola

Andreas Richthofen vive isolado - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Vizinhos do irmão de Suzane Von Richthofen contam triste rotina do rapaz: "Precisa de ajuda"

Rafa Justus - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos

Ricardo está sendo procurado - (Foto: Reprodução/PCDF)

Família

Professor estupra criança por 4 anos e foge ao ser descoberto pela mãe do menino

Anderson Leonardo, do Molejo, está internado em estado grave na luta contra o câncer - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Anderson Leonardo, do Molejo, está em estado gravíssimo: "Médicos estão reunidos com família"

Vicky - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Filha de Roberto Justus estreia como modelo aos 3 anos: "Minha estrela"