Notícias

Quem é o Dr. Spock?

Benjamin Mclane Spock revolucionou a educação ao defender uma postura mais flexível dos pais através do livro mais vendido no mundo depois da Bíblia.

Ana Beatriz Alves

Ana Beatriz Alves ,Filha de Maria de Fátima

spock

(Foto: divulgação web)

Não, não estamos falando do Spock de Star Trek. Nosso médico nasceu bem antes do personagem de Jornada nas Estrelas, mais precisamente em 2 de maio de 1903, em New Haven, Estados Unidos. O pediatra ganhou visibilidade quando lançou um dos maiores best sellers de todos os tempos sobre educação: The Common Sense Book of Baby and Child Care (Meu Filho, Meu Tesouro em português).

A primeira publicação do livro, que conquistou milhões de leitores, foi em 1946. Considerado um guia para os pais após a 2ª Guerra Mundial, o exemplar chegou a ser traduzido para mais de 40 idiomas. Em 1998 a obra foi eleita uma das mais vendidos do mundo, ficando atrás apenas da Bíblia, dá para acreditar? No livro, o médico defende que a educação dos filhos influencia diretamente pais e mães das gerações seguintes.

Spock estudou psicanálise para compreender as necessidades das crianças e os relacionamentos familiares. O pediatra andou na contra mão da tradição repressiva e rígida na educação e defendeu uma postura mais liberal, flexível e permissiva dos pais, corajoso! De acordo com o especialista, isso tornaria o relacionamento familiar muito mais afetuoso. A partir do sucesso de seu livro, Spock alcançou um lugar no quadro de honra dos estudiosos e autores fundamentais sobre educação.

Anúncio

FECHAR

O principal argumento do autor era que a paternidade deveria ser divertida. Seu conselho transformou a atitude de uma geração inteira de pais. “Falar com os pais como pessoas sensatas, era tudo o que eu queria”, costumava dizer em entrevistas.

Pesquisadores começaram a responsabilizar Spock por resultados negativos do ensinamento mais liberal. O autor chegou a ser chamado de “pai da permissividade”. Há quem diga que seus estudos influenciaram diretamente a atitudes liberais de jovens na década de 1960. Mas Spock se defendeu e afirmou nunca incentivar esse tipo de comportamento; o que na verdade aconteceu foram más interpretações daquilo que ele escreveu.

Imagina uma geração inteira que estava acostumada a restringir contato físico dos filhos como beijar, tocar e acariciar, principalmente em público, começar a ouvir que isso era algo saudável para a relação familiar? Incrível! E não para por aí: seu amor pela educação o levou a defender os direitos civis e entrar na luta contra a Guerra do Vietnã. Spock participou de manifestações e foi acusado de conspiração. O médico chegou a ser condenado a dois anos de prisão! Mas, felizmente, não chegou a ser preso. Dr. Spock faleceu em 1998 aos 94 anos em sua casa, em San Diego.

 

 Leia também: 

10 festas de filhos de famosos para você pirar nas ideias

Veja os famosos que abriram o coração e falaram sobre a doença dos filhos

Star Wars: 7 nomes inspirados na saga para o seu filho 

 

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não
Envie sugestões
×

Envie suas sugestões