Notícias

Quem é o Dr. Spock?

divulgação web
divulgação web

Publicado em 25/09/2017, às 12h53 por Redação Pais&Filhos


Não, não estamos falando do Spock de Star Trek. Nosso médico nasceu bem antes do personagem de Jornada nas Estrelas, mais precisamente em 2 de maio de 1903, em New Haven, Estados Unidos. O pediatra ganhou visibilidade quando lançou um dos maiores best sellers de todos os tempos sobre educação: The Common Sense Book of Baby and Child Care (Meu Filho, Meu Tesouro em português).

A primeira publicação do livro, que conquistou milhões de leitores, foi em 1946. Considerado um guia para os pais após a 2ª Guerra Mundial, o exemplar chegou a ser traduzido para mais de 40 idiomas. Em 1998 a obra foi eleita uma das mais vendidos do mundo, ficando atrás apenas da Bíblia, dá para acreditar? No livro, o médico defende que a educação dos filhos influencia diretamente pais e mães das gerações seguintes.

Spock estudou psicanálise para compreender as necessidades das crianças e os relacionamentos familiares. O pediatra andou na contra mão da tradição repressiva e rígida na educação e defendeu uma postura mais liberal, flexível e permissiva dos pais, corajoso! De acordo com o especialista, isso tornaria o relacionamento familiar muito mais afetuoso. A partir do sucesso de seu livro, Spock alcançou um lugar no quadro de honra dos estudiosos e autores fundamentais sobre educação.

O principal argumento do autor era que a paternidade deveria ser divertida. Seu conselho transformou a atitude de uma geração inteira de pais. “Falar com os pais como pessoas sensatas, era tudo o que eu queria”, costumava dizer em entrevistas.

Pesquisadores começaram a responsabilizar Spock por resultados negativos do ensinamento mais liberal. O autor chegou a ser chamado de “pai da permissividade”. Há quem diga que seus estudos influenciaram diretamente a atitudes liberais de jovens na década de 1960. Mas Spock se defendeu e afirmou nunca incentivar esse tipo de comportamento; o que na verdade aconteceu foram más interpretações daquilo que ele escreveu.

Imagina uma geração inteira que estava acostumada a restringir contato físico dos filhos como beijar, tocar e acariciar, principalmente em público, começar a ouvir que isso era algo saudável para a relação familiar? Incrível! E não para por aí: seu amor pela educação o levou a defender os direitos civis e entrar na luta contra a Guerra do Vietnã. Spock participou de manifestações e foi acusado de conspiração. O médico chegou a ser condenado a dois anos de prisão! Mas, felizmente, não chegou a ser preso. Dr. Spock faleceu em 1998 aos 94 anos em sua casa, em San Diego.

 Leia também: 

10 festas de filhos de famosos para você pirar nas ideias

Veja os famosos que abriram o coração e falaram sobre a doença dos filhos

Star Wars: 7 nomes inspirados na saga para o seu filho 


Palavras-chave

Leia também

Tadeu Schmidt - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Tadeu Schmidt expõe reação ao descobrir que a filha é queer: 'É decepcionante o que tenho a dizer'

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Neymar e Bruna Marquezine foram ao aniversário de Anitta em Miami - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Neymar reencontra Bruna Marquezine em festa de Anitta sem Bruna Biancardi: saiba como foi

Menina morre em tubulação de piscina - (Foto: Reprodução)

Família

Menina de 8 anos é encontrada morta em tubulação de piscina em hotel luxuoso

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia se pronuncia sobre atitude polêmica com babá da filha: "Não foi porque não quis"

Ricardo está sendo procurado - (Foto: Reprodução/PCDF)

Família

Professor estupra criança por 4 anos e foge ao ser descoberto pela mãe do menino

Lucas Lima e Vi Bueno - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Professora de yoga faz desabafo após romance com Lucas Lima: 'É uma pessoa que eu não me relacionaria'

O homem foi preso - (Foto: Reprodução/Polícia Civil de SP/TV Globo)

Família

Homem mata filha, transporta corpo em caixa e o queima para atingir ex-esposa