Notícias

Sem desculpa pra pular o café da manhã

Imagem Sem desculpa pra pular o café da manhã

Publicado em 11/09/2013, às 17h07 - Atualizado em 19/06/2015, às 13h53 por Redação Pais&Filhos


O café da manhã é a refeição mais importante do dia para todo mundo. No caso das crianças, que precisam de mais combustível para brincar e estudar, mais ainda. Após cerca de oito horas em jejum, o corpo precisa repor as energias.

Se você se sente culpada se seu filho pula essa refeição, não está sozinha: 87% das mães gostariam que os filhos tivessem uma alimentação mais saudável e 77% concordam que o café da manhã é uma refeição muito importante para o desempenho escolar, segundo pesquisa da Nestlé, realizada pela MarketTools, com 207 mães de crianças com idades entre 6 e 15 anos.

Acontece que ter energia é de total importância para que seu filho consiga acompanhar bem a escola. “Se não comer pela manhã, a tendência é que a criança não consiga manter a atenção, o que dificulta o aprendizado. Além disso, o mau humor, sonolência e fraqueza provêm da baixa quantidade de açúcar no sangue”, conta o pediatra Moisés Chencinski. Tanto para atividades físicas quanto cerebrais, essa refeição é essencial para o aprendizado.

Só que a gente inventa mil desculpas para justificar que o filho pule a refeição, é ou não é? Reunimos as desculpas mais comuns e mostra como resolver o problema. Que tal começar a mudar de hábitos amanhã cedo. Ou melhor, hoje à noite? Veja como:

A desculpa

“Não tenho tempo para tomar o café da manhã”

A solução

Prepare a mesa no dia anterior e ponha o despertador pra tocar mais cedo. Tente reservar pelo menos 30 minutos para comer à mesa com o seu filho. Dessa maneira, você pode orientá-lo para que ele tenha uma alimentação saudável e ainda ter um tempinho a mais em família.

A desculpa

“Se tomar café, ele não almoça”

Solução

Se a criança come às 10h, não sentirá fome ao meio-dia. Procure estabelecer uma rotina para que ele acorde mais cedo e tenha pelo menos três horas de intervalo entre uma refeição e outra. Se o almoço sai meio-dia, o ideal é topar o café no máximo até as 9h.

A desculpa

“Ele só come porcaria e não quer saber das frutas”

A solução

Compre alimentos saudáveis para que ele se acostume desde cedo e não incentive alimentos que contenham gordura – que são mais saborosos. Lembre-se de que o seu filho vai comer o que estiver à mesa! Monte pratos coloridos e ofereça outras opções: se não quer a banana, tente uma saladinha de frutas ou espetinho de morango e uva.

A desculpa

“Saio cedo e a babá é quem cuida”

A solução

Combine uma rotina de alimentação com a sua babá, para que controle os horários e defina o que será preparado nas refeições. Assim, você consegue estabelecer a rotina de café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e o lanche antes de dormir. Estabeleça os horários e o que servir.

A desculpa

“Ele come na escola e não consigo controlar a rotina”

A solução

Converse com a direção da escola sobre a alimentação e mostre a dieta oferecida pela instituição ao pediatra – tanto do horário das refeições como o que será servido para o seu filho.

Cardápio básico

O consumo de alimentos saudáveis aumenta o índice glicêmico e contribui para a produção de energia, mas não exagere na quantidade de carboidratos.

– Copo de leite

– Pão integral com queijo

– Fruta

Consultoria: Moisés Chencinski, pai de Renato e Danilo, é pediatra e membro do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo e do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo, www.drmoises.com.br


Palavras-chave
Culpa Não

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer