Notícias

Senado torna crime fumar em carro com criança, grávida ou adolescente

Proposta ainda precisa da aprovação na Câmara dos Deputados

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

lei antifumo

Estará sujeito a pena de dois a quatro anos de detenção, mais multa, a pessoa que fumar em veículo público ou privado que esteja conduzindo gestante, criança ou adolescente. A medida está prevista no PLS 694/2015, do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), aprovado em decisão terminativa nesta quarta-feira (2) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

O autor propõe incluir a prática entre os crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069/1990). Não terá cometido o crime o fumante que, após ser advertido por qualquer pessoa, apagar o cigarro. Por outro lado, a pessoa reincidente que for condenada pela prática poderá ter a pena aumentada em um terço.

Anúncio

FECHAR

Para justificar a proposta, o autor cita diversos estudos mostrando que a nicotina pode levar a partos prematuros ou mesmo à interrupção da gestação, além de comprometer o desenvolvimento neurológico de crianças e aumentar a incidência de doenças como bronquiolite, asma e pneumonia, entre outros problemas.

O projeto, que contou com voto favorável da relatora, Marta Suplicy (PT-SP), segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

Informações: Agência Senado

Leia também

Filhos de fumantes têm mais chances de ter doenças do coração

Ultrassom mostra reação de bebês na barriga de mães fumantes

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não
Envie sugestões
×

Envie suas sugestões