Notícias

Ser adulto em casa

Imagem Ser adulto em casa

Publicado em 11/12/2013, às 15h55 - Atualizado em 19/06/2015, às 13h25 por Redação Pais&Filhos


“Não”, uma palavra que pode causar trauma na criança, né? Ops, a resposta é… não! “Uma conversa, uma bronca, um não – não vai causar trauma na criança. Para se criar um trauma é preciso violência. Muita gente acha que impor limites é traumatizar seu filho, mas isso é apenas uma forma de deixá-lo mal-educado”, afirma Betty Monteiro. Ela defende que “alguém tem que ser adulto em casa” e que muito da falta de limite vem do medo dos pais carentes, que querem se colocar como amigos dos filhos, e não assumir o papel de pai e mãe.

Alessandra Marques, mãe de Maria Flor, uma das mães contou um pouco sobre sua dificuldade em ser mãe e impor limites, mas disse que vem trabalhando para não sentir culpa. “Dia desses, a Maria Flor fez um show no supermercado. Chorava e se jogou no chão. Na hora eu pensei que aquilo não poderia funcionar comigo. Saí andando. Ela se assustou, levantou e logo me pediu desculpas e estava sorrindo”, contou. “Engraçado que a caixa do mercado veio me falar que eu abandonei minha filha. Eu disse que iria fazer aquilo quantas vezes ela fizesse birra desse jeito”.

Já Eloísa, mãe de Betina e Lorena, é dentista e sofre com os comentários alheios sobre a proibição às suas filhas de comerem chicletes e balas. “Sofri um pouco, mas não me culpo. Hoje, minha filha mais velha é quem recusa, ela fala que não gosta”, disse.

Colocar limites é realmente difícil. Mas, acredite, nossos filhos querem que a gente dê esse limite. “Eles enchem a boca para falar ‘minha mãe não deixa’”, lembrou Betty. Apesar de dar um frio na barriga, ser mãe e impor hierarquia e regras é nosso cargo. É educar. Sabe aquele manual? Joga ele fora. Ou o leia e pense se aquilo faz bem com você. Se você concorda. E nem pense em ser a mãe perfeita, por que você será a mãe que você poderá ser. “Vivemos num mundo cheio de regras, onde as pessoas seguem o tal do TEM QUE. Não tem que nada! Nada! As pessoas têm de questionar, ver o que incomoda. Mas nunca, nunca se esquecer de que existe uma hierarquia, e que ela é muito importante”, afirma Betty.

No final do Brunch, distribuímos kits para as mães contendo o livro da nossa colunista Nanna Preto “101 coisas que você precisa fazer com seus filhos antes que eles cresçam” (Editora Hunter Books, 2013), que será lançado em dezembro e está à venda pela internet em sites de livrarias. 


Palavras-chave
Culpa Não

Leia também

Tadeu Schmidt - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Tadeu Schmidt expõe reação ao descobrir que a filha é queer: 'É decepcionante o que tenho a dizer'

Neymar e Bruna Marquezine foram ao aniversário de Anitta em Miami - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Neymar reencontra Bruna Marquezine em festa de Anitta sem Bruna Biancardi: saiba como foi

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia se pronuncia sobre atitude polêmica com babá da filha: "Não foi porque não quis"

Menina morre em tubulação de piscina - (Foto: Reprodução)

Família

Menina de 8 anos é encontrada morta em tubulação de piscina em hotel luxuoso

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Lucas Lima e Vi Bueno - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Professora de yoga faz desabafo após romance com Lucas Lima: 'É uma pessoa que eu não me relacionaria'

O homem foi preso - (Foto: Reprodução/Polícia Civil de SP/TV Globo)

Família

Homem mata filha, transporta corpo em caixa e o queima para atingir ex-esposa

Ricardo está sendo procurado - (Foto: Reprodução/PCDF)

Família

Professor estupra criança por 4 anos e foge ao ser descoberto pela mãe do menino