Notícias

Ser Mãe vai muito além de amamentar.

Imagem Ser Mãe vai muito além de amamentar.

Publicado em 18/06/2013, às 11h38 - Atualizado em 17/06/2015, às 09h35 por Redação Pais&Filhos


Jackeline Graça  mãe de Davi  participa da campanha Culpa,Não! O tema do mês de Junho é  “Não dou leite comum, dou fórmula”  se você também quiser participar siga a nossa página no Facebook e mande um depoimento sobre o tema do mês para [email protected] .  

Durante toda a minha gravidez, assim como a maioria, eu fui bombardeada com inúmeras informações, “verdades” e “rótulos”. Algumas coisas eu pesquisava e outras chegavam a mim, como toda grávida as pessoas se sentem íntimas a te contar todo tipo de coisa que envolve maternidade, você querendo escutar ou não.

A partir daí eu desenvolvi meus próprios anseios, minhas próprias metas e minhas próprias “verdades”, esquecendo claramente que na vida real nós aprendemos a maioria das coisas na prática, a teoria serve apenas de orientação, e se fixar na teoria serve apenas para frustração.

Eu havia decidido que o Davi seria amamentado exclusivamente no peito por 4 meses, pois eu voltaria a trabalhar após esse período, e do 4º mês em diante eu planejava dar mamadeira retirando e armazenando o meu leite para manter ele saudável e consumindo leite materno.

Mas não foi assim, nos primeiros 3 dias depois que o Davi nasceu eu simplesmente não tive uma gota de leite, e o meu filho se contorcia, chorava e dava até pra escutar seu estômago roncando, e mesmo assim eu com a ideia fixa em não dar leite fórmula, prejudiquei meu filho achando que estava fazendo o melhor pra ele. Mas meu marido não aceitou minha decisão e no 3º dia ele por conta própria comprou leite fórmula para o nosso filho. Eu chorei, me revoltei comigo mesma, me senti a pior pessoa do mundo, me senti menos mãe por que a partir daquele momento eu achava que eu estava sendo substituída como mãe, que qualquer um poderia me substituir, que meu filho não precisava de mim, ele precisava apenas ser alimentado e mantido limpo por qualquer pessoa, me senti inútil para o meu filho. Foi um terror pra mim, eu foquei a ideia de maternidade em uma coisa tão frágil, esqueci-me do que é feito a maternidade, mas o dia a dia foi me mostrando o que era.

Passado esse episódio o meu leite desceu, e o Davi mamava simplesmente a cada 1 hr fosse de dia ou de noite, e eu ainda com os pontos da cesárea me levantava e ia até ele todas as vezes que ele reclamava, eu tive ajuda da minha mãe por 15 dias e a partir daí eu que dava banho, lavava a roupa, arrumava a casa e cuidava de cada detalhe e de cada mínima necessidade do Davi sozinha, pois meu marido trabalhava até tarde da noite.  

Apesar de cansativo eu nunca deixei de atender a cada choro, fosse por fome, por estar sujo, por uma crise de cólica ( pois ele tinha crises horrorosas mesmo mamando no peito). Eu estava simplesmente em frangalhos e meu filho estava sempre lindo, limpo, bem alimentado e muito bem cuidado.  Com essa rotina eu fui percebendo a cada dia que foquei mesmo a ideia de “ser mãe” em coisas frágeis, em rótulos dado por mulheres que precisam sentir-se melhores e então criaram rótulos para se promover, eu coloquei a ideia de “ser mãe” sobre pilares fracos, constituídos de preconceito, constituídos de teoria.

Quando o meu filho estava com 3 meses meu leite começou a secar, ele mamava tanto que meu peito já não enchia o suficiente e o pediatra pediu para dar leite fórmula. Mas dessa vez eu já estava preparada, eu já havia notado e vivenciado o que era mesmo “ser mãe”, então meu filho começou a tomar leite fórmula sem problemas e ainda toma hoje com 3 anos. Mas eu não sou menos mãe por isso, eu vejo isso a cada sorriso dele, a cada conquista dele que é muito esperto pra sua idade, a escolha do leite não mudou a minha maternidade, pois apesar de eu ter começado a construí-la sobre pilares falsos, eu a reconstruí a tempo de mantê-la firme a cada dia, a tempo de saber que ela é feita do diariamente, é feita de cada escolha.

Ser mãe está além de amamentar, ser mãe está além do parto pelo qual seu filho veio ao mundo. Ser mãe é amar seu filho incondicionalmente, é fazer as suas escolhas pensando sempre no que é melhor e mais importante pra ele, é superar conceitos e preconceitos,  é se dedicar, é passar por cima muitas vezes de si mesma por ele. Ser mãe é amar e cuidar, é mais do que morrer pelo seu filho, é viver cada dia por ele. Ser mãe está acima inclusive de ser biológico, por isso não importa se você amamentou, inclusive não importa se foi você que o pariu, o que importa é como você vai se dedicar a essa nova vida, como você vai lidar com essa nova responsabilidade e realidade, com esse ser que merece ser amado. Por isso ser mãe é somente AMOR e é ele que conduz todas as ações de uma boa mãe.


Palavras-chave
Culpa Não

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

Taiza Krueder, do Clara Resort, fala sobre carreira e maternidade - (Foto: Arquivo Pessoal)

Família

Taiza Krueder, CEO do Clara Resort, fala sobre inspiração da família no trabalho: "Criei 3 filhos aqui dentro"

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”