Família

5 frases impensáveis numa conversa com pais que ficam em casa

5-coisas-que-nunca-deve-dizer-aos-pais-que-ficam-em-casa
Parents

Publicado em 17/04/2016, às 09h23 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h30 por Redação Pais&Filhos


5-coisas-que-nunca-deve-dizer-aos-pais-que-ficam-em-casa

Existem várias razões para você se considerar um pai que fica em casa muito bem sucedido: seus filhos têm boas maneiras? Você não fica apavorado ao levá-los em docerias ou restaurantes? Eles nunca reagiram mal na hora de você levá-los para a escola?

Talvez esses sejam conhecimentos que te fazem um especialista no assunto e impedem chateações com tudo o que você escuta quando descobrem que você não é um pai muito convencional. Mas os tempos são outros e as tarefas de casa devem se manter equilibradas entre os pais. Por isso, reunimos uma pequena lista dos comentários impensáveis numa conversa com pais que ficam em casa e cuidam dos filhos.

“Alguém está com a função de babá hoje!” 

Se você é um cara que está em público com seus filhos, certamente, já ouviu essa frase pelo menos uma ou duas vezes. Não é uma acusação! Eles estão apenas tentando iniciar uma conversa amigável na fila de pedidos da lanchonete.

Mas, a partir dessa declaração, existe um pressuposto: o único contexto possível para um homem estar com as crianças é na condição de substituto da babá. Babás não amam as crianças como os pais amam. Os pais cuidam das crianças assim como as babás? Ao invés de se ofender, pense que isso diz muito sobre a infância de quem está falando e deixe a raiva de lado em troca de um abraço solidário.

Em outras palavras, não faça piadas fofas sobre o fato de pais serem babás ou poderemos desconfiar que o seu pai foi distante ou emocionalmente indisponível e que ele via você como uma pequena obrigação cotidiana.

E quando a mãe trabalha e o pai fica em casa?

Mães executivas, pais donos de casa

“Eu não conseguiria fazer isso. Eu nunca passaria um dia inteiro com os meus filhos.” 

Falando sobre tarefas, você poderá escutar isso de pais que trabalham muito. E, muitas vezes, ouvirá em um contexto pouco amigável. Entenda que eles estão elogiando a sua paciência e que percebem o trabalho pesado; mas é claro que você, como pai, pode lidar com isso!

Na verdade, algum dia, você se sentirá numa sinuca. Passar muito tempo com os seu filhos te esgota emocional e fisicamente? Ter certeza que eles estão bem vestidos e bem alimentados antes de passar a tarde num parque é muito?

Sem dúvidas, os filhos dão muito trabalho, mas deveria ser um trabalho muito gratificante para você no fim. E não é nada legal que seus filhos pensem que você acha que passar o dia com eles é uma chatice.

“Você é um ótimo pai!” 

Pais em público acompanhados de seus filhos escutam isso de completos estranhos. Não me entenda mal: algumas vezes esse elogio pode ser totalmente justificado porque você pode ser um pai exemplar, com muitas experiências na bagagem.

Mas quando um estranho te disser que você é ótimo pai e você estiver apenas exercendo sua função normalmente, eles basicamente estão admitindo que o que vale são as aparências. E que isso é o esperado dos homens como pais. Então, por favor, não saia classificando bons pais, a menos que eles realmente mereçam isso.

“Pai que fica em casa? Como consegue fazer isso?” 

Isso sairá da boca de pais casados e talvez tenha algum sentido – eles estão fazendo uma piada supostamente engraçada com o fato da esposa ter aceitado a ideia e a sua condição do lar atual. Deixando de lado a estranha insinuação sobre como manipular a sua parceira para deixa-lo ficar em casa, a maior preocupação é que a sua possibilidade de levar uma vida fácil fora de casa fique bem distante. Mas, como todo pai que fica em casa sabe, os pais do lar são tão sobrecarregados quanto aqueles considerados chefes de família. Eles são apenas um pouco diferentes daqueles que você encontra num escritório.

Pais atraentes normalmente têm filhas e não filhos, mostra estudo

Bom exemplo é a melhor forma de educar

6 erros de disciplina dos pais

“Você não fica bravo quando te chamam de mamãe?” 

Outros pais que ficam em casa tentam  mostrar solidariedade com frequência. Veja, o mundo muda rápido e há pouco tempo as mães costumavam fazer todo o trabalho de casa. Por causa disso, é normal ter dificuldade para pensar que a sua situação tem um preconceito de gênero envolvido.

Quando as pessoas te chamarem de mamãe, eles estão apenas tentando nomear algo que até pouco tempo não tinha nome. Estão tentando encontrar um ponto de referência familiar, num esforço de se sentir confortável com a ideia e estar disposto a se comunicar sobre isso. E francamente, se a pior coisa que uma pessoa te chamar for de mamãe, considere-se sortudo!


Palavras-chave
Comportamento

Leia também

Tadeu Schmidt - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Tadeu Schmidt expõe reação ao descobrir que a filha é queer: 'É decepcionante o que tenho a dizer'

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Andreas Richthofen vive isolado - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Vizinhos do irmão de Suzane Von Richthofen contam triste rotina do rapaz: "Precisa de ajuda"

Rafa Justus - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos

Alexandre Correa - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Alexandre Correa se muda para apartamento em que irmã de Ana Hickmann morava

A menina foi com uma camiseta ‘inadequada’ para a sala de aula - Reprodução/ TikTok

Criança

Mulher é chamada de ‘péssima mãe’ por causa de camiseta usada pela filha na escola

Ricardo está sendo procurado - (Foto: Reprodução/PCDF)

Família

Professor estupra criança por 4 anos e foge ao ser descoberto pela mãe do menino

Virginia posa com Poliana Rocha em Fazenda Talismã, mas é criticada por detalhe - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Sogra de Virginia comete gafe e entrega segredo sobre escola de Maria Alice