Família

Empresas do bem: conheça algumas iniciativas que incentivam a amamentação

Mariana Cicatelli, gerente de desenvolvimento de produto da L’Oréal Brasil, e sua filha Elisa - Mariana Cicatelli, gerente de desenvolvimento de produto da L’Oréal Brasil, e sua filha Elisa
Mariana Cicatelli, gerente de desenvolvimento de produto da L’Oréal Brasil, e sua filha Elisa

Publicado em 04/08/2015, às 14h37 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h31 por Adriana Cury, Diretora Geral | Mãe de Alice


Mariana Cicatelli, gerente de desenvolvimento de produto da L’Oréal Brasil, e sua filha Elisa
Mariana Cicatelli, gerente de desenvolvimento de produto da L’Oréal Brasil, e sua filha Elisa

Voltar a trabalhar depois da licença maternidade é uma das grandes preocupações das mulheres. Por isso, a gente respira mais aliviada quando percebe que a empresa onde trabalhamos incentiva que as mulheres continuem amamentando depois que voltam para a rotina de trabalho.

Não custa lembrar: a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde recomendam que a criança seja alimentada exclusivamente com leite até os seis meses de idade e continue mamando até pelo menos os dois anos. Mas como fazer isso depois da licença? Na L’Oréal Brasil, por exemplo, mais da metade dos funcionários, sendo que 75% delas tem idade entre 25 e 40 anos, período em que muitas mulheres são mães. O programa Share&Care foi lançado em 2013 para garantir que dentro da empresa os funcionários mantenham a qualidade de vida em todos os países onde a marca está presente.

Leia também:

5 meneiras de acalmar o bebê ao amamentar em lugares públicos

7 coisas que você não sabia sobre amamentação

5 desafios da amamentação na volta ao trabalho

A amamentação é um dos focos desse programa e as mães têm acesso á licença maternidade estendida, sala de amamentação, auxílio creche e até a possibilidade de as mães trabalharem em casa em alguns casos. Também foi lançado o projeto Mães à Bordo, que dá um kit de boas-vindas para as futuras mães, com material de apoio, palestras, ajuda no planejamento da licença maternidade e da volta da mãe ao trabalho. Ou seja, a mulher tem todo suporte para continuar sendo mãe mesmo depois que tem voltar a dar atenção ao trabalho. “A amamentação é importante porque reforça o vínculo entre a mãe e o filho. O bebê está colado no corpo, você está dando um aconchego a ele”, diz Mariana Cicatelli, gerente de desenvolvimento de produto da L’Óreal Brasil, mãe de Elisa, que tem sete meses e meio e ainda mama.

Sala de amamentação da L'Óreal Brasil
Sala de amamentação da L’Óreal Brasil

“Quando a L’Oréal inaugurou a sala de amamentação, eu retirava o leite com a bomba e enviava para a Elisa beber na creche. A sala me ajudou muito porque voltar ao trabalho após a licença, com a rotina e as prioridades completamente modificadas, não é fácil e essa é uma maneira de acolher a mulher, de dizer que você voltou a trabalhar, mas tem um momento para dedicar ao seu filho, mesmo no trabalho. Isso é sensacional”, conta Mariana.

Outra empresa que tem algumas iniciativas nesse sentido é a Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro. A empresa poaia um grupo de enfermeiras na formação do GIAM (Grupo de Incentivo ao Aleitamento Materno), que incentiva a amamentação nas dependências da maternidade para as funcionárias, dentro das normas da UNICEF, do Ministério da Saúde e da OMS. Além disso, as enfermeiras estão disponíveis para esclarecer dúvidas das pacientes que estão internadas.

Já ouviu falar do selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança, da UNICEF? O Hospital Paulo Sacramento, de Jundiaí, foi o primeiro hospital privado a recebê-lo porque incentiva o aleitamento materno. Todas as mães que recebem alta depois do parto são direcionadas para um atendimento especializado para tirar dúvidas e tornar esse momento mais fácil. As mães que têm dificuldade em amamentar são direcionadas ao Programa de Gestação Segura, que atende sem que as mulheres precisem agendar.

Além disso, o Ministério da Saúde lançou recentemente uma campanha para incentivar que as empresas apoiem a amamentação e deem espaço para as mulheres que estão amamentando se sintam mais a vontade. Assista:


Palavras-chave
Amamentação

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

Taiza Krueder, do Clara Resort, fala sobre carreira e maternidade - (Foto: Arquivo Pessoal)

Família

Taiza Krueder, CEO do Clara Resort, fala sobre inspiração da família no trabalho: "Criei 3 filhos aqui dentro"