Engravidar

Está pensando em engravidar? Veja 7 cuidados com a pele para fazer agora

Certos cremes e tratamentos devem ser evitados antes e durante a gravidez - Shutterstock
Shutterstock
Parents

Publicado em 08/06/2016, às 16h58 por Redação Pais&Filhos


Você deve saber que existem certos cremes e tratamentos que devem ser evitados durante a gravidez. Isso ocorre porque eles são, geralmente, maléficos para o seu filho ou então ainda não existem evidências científicas afirmando que são completamente seguros. Mas o que você pode desconhecer é que muitos desses cuidados com a pele também se aplicam para o momento em que você está tentando engravidar.

Pensando nisso, a revista norte-americana “Parents” separou algumas dicas do que você vai precisar colocar em prática para uma nova rotina de cuidados da pele, mantendo assim você e o seu bebê seguros e saudáveis. Vale para quem está pensando na possibilidade de ter um filho ou para quem está tentando engravidar.

1. Faça um check-up no dermatologista 

Sinais na pele podem mudar, escurecer, e se alongar durante a gravidez, então o melhor a se fazer é agendar uma consulta com o seu dermatologista. “Dessa forma, você não se preocupará sem necessidade,” diz Maritza Perez, dermatologista no Advanced Aesthetics em New Canaan, Connecticut, e diretora dos cosméticos no Mount Sinais Westin de Nova Iorque.

Essas consultas são extremamente importantes para fazer antes de tentar engravidar. Pesquisas recentes descobriram que o melanoma é mais agressivo e letal em mulheres grávidas. Um estudo de janeiro de 2016 desvendou que as mulheres que são diagnosticadas com melanoma maligno durante a gravidez ou após um ano do parto correm um risco cinco vezes maior de morte e estão, aproximadamente, sete vezes mais propícias para que o câncer se espalhe pelo corpo. Apesar dos pesquisadores não saberem exatamente o porquê, mudanças hormonais durante a gravidez, como o aumento dos níveis de estrógeno, podem fazer com que o câncer evolua.

2. Remova todas os sinais de pele e verrugas

“Se você quiser tirar algum sinal de pele, faça isso agora ou espere o parto ocorrer,” diz Karyn Grossman, dermatologista da Grossman Dermatology em Los Angeles e Nova Iorque. Mesmo que seja um procedimento simples, remover um sinal de pele envolve riscos de infecções e sangramentos, o que os dermatologistas acreditam ser um risco desnecessário, principalmente para as grávidas.

O mesmo vale para as verrugas que geralmente saem ao redor dos olhos, no pescoço e embaixo dos seios. “Você provavelmente vai querer remover as que você já tinha antes,” diz Maritza. Isso porque verrugas podem crescer e aumentar de tamanho durante a gravidez. Para remover, o dermatologista pode anestesiar a região e então cortar ou congelar para retirar. E problema resolvido!

3. Diga adeus para os retinoides

O bom e velho tratamento anti-rugas é uma péssima escolha para quem está tentando engravidar e para quem já está grávida. “Definitivamente, pare de usar os retinoides de todos os tipos,” Karyn afirma. Mesmo que uma pequena quantidade do produto seja absorvida pela pele, os retinoides podem prejudicar o feto. De acordo com um estudo de 2011, o ácido tem sido associado a bebês que nascem com algum tipo de defeito. “É muito importante checar o rótulo de qualquer produto que tenha um “anti” antes do nome, seja ele anti-envelhecimento, anti-acne ou anti-pigmentos, já que todos contêm retinol como um dos ingredientes,” acrescenta Karyn.

Leia também

Você sabia? As marcas da gravidez têm tratamento!

Site mostra nível de danos à saúde causados por cosméticos

Pele de oncinha

4. Esqueça dos cremes para tratamento de acne 

Cremes anti-acne podem ser colocados no fim do seu armário, já que eles não serão nada usados neste momento. Como os retinoides, apenas uma quantidade extremamente pequena é absorvida pela pele, mas não há pesquisas suficientes sobre os efeitos dos ingredientes utilizados em mulheres grávidas para classificá-los como totalmente seguros.

5. Comece um plano de prevenção contra o melasma

Protetor solar é um item indispensável para a bolsa de uma mulher grávida. Isso porque ele ajudará a bloquear os raios ultravioletas, que podem desencadear e piorar o melasma, tipo comum de hiperpigmentação que aparece em manchas escuras ao redor da boca, bochechas e testa. Algumas mulheres que estão tentando engravidar ou que já estão grávidas se sentem mais confortáveis usando protetor solar natural, que reflete raios UVA e UVB com óxido de minerais de zinco e dióxido de titânio. É recomendado o uso do fator 50 de proteção. Só não se esqueça de reaplicar a cada duas horas.

6. Agende a sua última sessão de Botox 

Tratamentos, como Botox ou preenchimentos injetáveis, não devem ser feitos quando você estiver grávida. Não existe pesquisas suficientes para mostrar se isso é seguro. “Então se você estiver no processo de tratamento, agende a sua última sessão antes de começar as suas tentativas de engravidar,” diz Maritza. Ou espere para fazer o tratamento depois da gravidez. “Eu digo às minhas pacientes que se elas estão tentando engravidar, devem fazer um teste de gravidez antes de começar um tratamento de Botox ou preenchimento,” diz Karyn.

7. Espere para fazer tratamento de varizes, a menos que isso seja urgente

Se você tiver uma veia que esteja doendo, vá ao dermatologista para que ele possa avaliar e autorizar o tratamento antes de ficar grávida, sugere Karyn. Mas se tiver veias feias nas pernas que você quer remover por simples motivos estéticos, espere até o bebê nascer e você parar de amamentar. “Você terá ainda mais veias depois da gravidez, então é totalmente uma perda de tempo removê-las neste momento, ” diz Maritza. Enquanto isso, quando estiver grávida, Karyn sugere o uso de meia de compressão, que vão ajudar a diminuir o inchaço e evitar a piora do estado das veias.


Palavras-chave

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Alok faz anúncio em vídeo no Instagram - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Alok compartilha vídeo em família para anunciar: "Agora somos 6"

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo - Reprodução/Instagram

Família

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bruna Biancardi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi comemora chegada de novo bebê na família: "Já amamos"

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais