Engravidar

Fertilização in vitro cresceu 149% nos últimos cinco anos no Brasil

Comportamento da mulher, aumento de clínicas especializadas e redução nos custos do tratamento são alguns dos motivos

Ana Beatriz Alves

Ana Beatriz Alves ,Filha de Maria de Fátima

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

O levantamento foi feito pela Clínica Matrix, com os dados da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e mostrou que entre 2011 e 2016, o número de FIVs (Fertilizações In Vitro) realizadas no Brasil aumentou 149,79%. O número de procedimentos saltou de 13.527, para 33.790!

Conversamos com Marcos Moura, médico especialista em reprodução humana assistida da Clínica Matrix e pai de Marcos, Raquel,  Sofia e Henrique, sobre as causas deste crescimento. Segundo ele, o aumento reflete algumas mudanças: o comportamento da mulher e das famílias, o aumento de clínicas especializadas e atualizações das regras do CRM, além da redução nos custos do tratamento para casais de baixa renda em algumas clínicas.

Atualmente, as pessoas conhecem mais os detalhes dos processos dos mais diferentes tipos de tratamentos. Com isso, as técnicas, a segurança e a eficácia são desmitificadas. Hoje em dia, as mulheres ainda têm o sonho de ser mãe, mas sem deixar de lado a carreira e essas técnicas permitem que elas adiem esse sonho com segurança.

Anúncio

FECHAR

“Os benefícios são, principalmente, o aumento da possibilidade de uma gestação e, mais ainda, de forma segura”. Com a modernização, os produtos e equipamentos usados nos laboratórios melhoram muito de qualidade e de disponibilidade. E isso resulta em melhores resultados de gravidez e, com isso, uma maior procura por procedimentos médicos mais eficazes.

Na Clínica Matrix, por exemplo, o programa “Ser Mãe” é uma alternativa para casais que não conseguem arcar com os custos do tratamento, terem acesso à reprodução assistida. São aceitos casais com renda familiar mensal de até R$ 5.700,00 comprovada através de imposto de renda ou de rendimentos (hollerith). “Sabemos que a impossibilidade de engravidar traz ansiedade e preocupação a muitos casais.”

Leia também:

Ganhamos o Prêmio Veículos de Comunicação 2017! 

Nascer não é mais a mesma coisa! A certidão de nascimento mudou 

O que você pode esperar do nosso 4° Seminário Internacional Pais&Filhos? Falta uma semana! 

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não
Envie sugestões
×

Envie suas sugestões