Recém-Nascido

24 horas de descobertas

Imagem 24 horas de descobertas

Publicado em 15/04/2014, às 17h24 - Atualizado em 22/02/2021, às 07h50 por Redação Pais&Filhos


As primeiras 24 horas com o recém-nascido são pura descoberta. É comum que as mães se sintam até meio perdidas sobre o que fazer com o bebê – e, na maternidade, apreensivas sobre o que está acontecendo enquanto ele não está sob o seu olhar. Ter antecipadamente uma ideia do que a espera nesse momento torna as coisas mais fáceis. Nas maternidades, costuma ser assim:

Os primeiros 5 minutos

Assim que seu filho nascer, os médicos vão limpar o nariz e a boca dele para tirar qualquer muco ou fluido amniótico – é uma ajuda para ele começar a respirar por si só. O próximo passo é o corte do cordão umbilical –  que poerá ser feito pelo médico ou pelo próprio pai. Depois, será realizado o teste de Apgar –  que consite em avaliar os batimentos cardíacos, a respiração, o tônus muscular, o reflexo e o aspecto geral do bebê (especificamente, a coloração da pele).

O resultado do teste é uma nota de zero a dez; valores acima de sete são considerados normais. Caso o bebê tenha uma pontuação baixa, a causa será anotada e novos testes serão realizados nos cinco minutos seguintes ou até que tudo esteja certo. Mas isso não deve ser motivo de maiores preocupações: muitos bebês que recebem uma baixa pontuação no primeiro teste passam para outra performance rapidamente. Depois, uma enfermeira irá limpá-lo e aquecê-lo até que ele esteja pronto para manter sua temperatura.

1ª hora

Ainda na sala de parto, ele receberá uma dose de solução de nitrato de prata nos olhos, para prevenir a conjuntivite neonatal, e vitamina K, que ajuda na coagulação do sangue. É a hora perfeita também para a primeira mamada. Logo que você estiver disposta a isso, pode pedir que a enfermeira a ajude com sua estreia na amamentação.

2ª e 3ª horas

Com todos os testes iniciais feitos e tudo estado bem com você também, mãe e bebê poderão passar um tempo a sós. A enfermeira poderá dar umas passadas para examinar o recém-nascido para ver se tudo está dentro dos conformes. Se seu bebê nasceu prematuro, contudo, deverá passar as primeiras horas na enfermaria ou na incubadora, onde será mantido em uma temperatura estável e terá sua pulsação e respiração checados a intervalos regulares até receber alta.

4ª à 22ª hora

É bom aproveitar a assessoria de maternidade para aprender a cuidar do bebê. Aproveite para estar junto da enfermeira para o primeiro banho, para limpar o umbigo e trocar a fralda. Com ela, você também pode pegar dicas de como segurar e ninar seu filho no colo. E aproveite essa ajuda especializada para se familiarizar com a amamentação, que pode não ser tão simples no c omeço.

23ª e 24ª horas

Neste ponto, o bebê já terá sido avaliado por um pediatra. O médico irá aferir os riscos de infecções, checar qualquer malformação e conferir se ele está se alimentando e respirando com eficiência. Se houver necessidade, algum exame poderá ser realizado. Outra rotina é checar se o bebê está com icterícia, que deixa a pele amarelada devido ao excesso de bilirrubina no sangue, e caso dê positivo, ele tomará um banho de luz especial. O Teste do Pezinho será feito também, para detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas.

Pouco antes de deixar a maternidade

Normalmente, após um parto normal, você ficará um ou dois dias na maternidade. No caso de cesárea, serão cerca de três dias. Pouco antes de partir, o recém-nascido poderá realizar ainda o Teste da Orelhinha, para checar as respostas do seu cérebro aos sons. Ele será pesado e, provavelmente, terá perdido um pouco de peso desde o nascimento. É normal e esperado: isso acontece pela perda de água, já que o bebê não está mais envolto no líquido amniótico.

E aí será chegada a hora de ir para casa e assumir o seu bebê por conta própria. Com a ajuda do pai e de parentes, claro. E mesmo que bata uma insegurança –  o que é absolutamente natural –  não entre em pânico. A cada minuto com o novo membro da família, você e ele vão aprender a se relacionar intuitivamente. Acredite.


Palavras-chave
Exames e vacinas

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”