Bebês

10 coisas que você precisa saber sobre recém-nascidos

Aqui estão alguns princípios básicos que toda mãe e pai de primeira viagem precisam saber sobre o novo membro da família

Jéssica Anjos

Jéssica Anjos ,filha de Adriana e Marcelo

Aqui estão alguns princípios básicos que toda mãe e pai de primeira viagem precisam saber sobre o novo membro da família (Foto: iStock)

O bebê pode ter uma aparência um pouco engraçada

Ele geralmente nasce com aqueles cabelos finos e em pouca quantidade, além de ter o rosto inchado e os olhos frequentemente fechados (e um pouco pegajosos). Afinal, ele passou nove meses no útero, mas muito em breve, ele se parecerá com o lindo bebê que você imaginou.

Não espere sorrisos até aproximadamente 6 semanas de vida do bebê

Até então, você trabalha para um chefe que só reclama! Para superar a exaustão e a agitação emocional, lembre-se: seus esforços não são perdidos para o bebê nesses primeiros dias. “Ele se sente confortado pelo pai ou pela mãe, sente apego, gosta daquilo”, diz Christopher Tolcher, pediatra de Los Angeles.

Dê ao seu filho banhos com panos úmidos até o cordão umbilical cair

Se for mantido seco, ele cai mais rápido – geralmente dentro de duas semanas. Além disso, os recém-nascidos não ficam muito sujos! Se o cordão umbilical ficar molhado, seque-o. 

A moleira pode ser difícil de se manusear 

“Eu tinha pavor desse ponto da cabeça do meu filho”, admite April Hardwick, da cidade de Nova York. “Gemma tinha uma cabeça cheia de cabelos ao nascer, e eu inicialmente tinha medo de pentear em cima da moleira”, explica. Mas não havia necessidade de se preocupar: “Não há problema em tocar o ponto macio e os cabelos do bebê perto dele”, diz Tanya Remer Altmann, pediatra e autora de “Mommy Calls”. O local pode pulsar porque está diretamente sobre os vasos sanguíneos que cobrem o cérebro.

Ela informará se está recebendo comida suficiente

O bebê precisa comer a cada duas a três horas – mas se você estiver amamentando, é difícil saber quanto leite ele está recebendo. “O peso do bebê é o melhor indicador nos primeiros dias”, diz o Dr. Tolcher. O seu pediatra verificará isso alguns dias após a alta. Um recém-nascido perde de 5 a 8% do peso ao nascer na primeira semana, mas deve recuperá-lo a cada segundo. A contagem de fraldas também pode funcionar como um indicador: o horário dela nos primeiros cinco dias é aleatório, mas depois disso, você verá cinco a seis fraldas molhadas por dia.

Faça com que ele tenha uma boa noite de sono (Foto: iStock)

A pele seca é normal nos recém-nascidos

Inicialmente, a pele do seu filho pode ser macia e sedosa, mas isso muda. “Se você ficasse em um líquido por nove meses e depois atingisse o ar, também estaria seco!”, diz Laura Jana, pediatra e coautora do “Heading Home With Your Newborn”. Você não precisa fazer nada em relação a isso, normalmente ela vai descascar e descamar, mas se estiver em uma situação muito crítica, procure uma loção hipoalergênica para bebês que não contenha fragrâncias. Pequenas protuberâncias rosas, assaduras e até acne também podem aparecer. 

Você não precisa se prender em casa

“Leve uma vida normal, mas use o bom senso quando sair em público”, diz o Dr. Tolcher. Mantenha o bebê fora do sol e evite pessoas doentes e espaços fechados lotados. 

Bebês choram muito – essa é a forma como ele se comunica!

Seus resmungos permitirão que você saiba que estão com fome, com frio, com uma fralda suja ou que desejam colo. Essas primeiras “conversas” podem ser frustrantes, mas fique tranquilo, você entenderá melhor o que ele precisa com o tempo. 

Recém-nascidos dormem muito, mas não por longos períodos

Os primeiros três meses costumam ser assim para todos. O bebê precisa comer a cada duas a três horas, então você provavelmente também não vai dormir muito. Por isso, tente organizar os horários diurnos e noturnos: durante o dia, não deixe ele cochilar por mais de três horas sem acordá-lo para se alimentar; à noite, deixe-o dormir o quanto quiser.

Essa fase é passageira

Estressada, cansada e solitária? Sim, esses primeiros dias são difíceis. Mas eles logo passarão e você com certeza vai sentir saudades, então aproveite ao máximo o seu bebê!

Leia também:

Conheça 17 dicas de cuidados com recém-nascido

Por que os recém-nascidos precisam de banho de sol?

Descubra o por que recém-nascidos não produzem lágrimas