15 dicas para aproveitar o primeiro Natal do bebê

Confira estas dicas imperdíveis para garantir que o Natal do seu filho – e o de toda a família! – seja ainda mais memorável, divertido e tranquilo

Resumo da Notícia

  • O primeiro Natal de um bebê pode ser extremamente estressante e desafiador
  • Por isso, separamos 15 dicas para que você e o bebê possam curtir a data com tranquilidade!
  • Afinal, todo mundo merece aproveitar o final de ano da melhor forma possível

O Natal está chegando – e, se você está com um recém-nascido em casa, este pode ser um motivo de grande preocupação. Por isso, separamos 15 dicas para que você possa curtir o fim de ano tranquilo, e ainda garantir que o bebê tenha o primeiro Natal dos sonhos!

-Publicidade-

1. Faça um planejamento familiar

Todo casal já discutiu essas questões temidas: “Vamos passar o Natal com a sua família ou com a minha?” – e adicionar um bebê recém-nascido à mistura complica ainda mais as coisas. Tome a decisão com várias semanas de antecedência e, a seguir, seja claro com ambas as famílias para evitar ressentimentos.

2. Doe itens antigos do bebê

Limpe os itens do bebê de que você não precisa mais, como brinquedos e roupas que não caibam mais. Doe-os a instituições de caridade, guarde-os em um depósito para o próximo filho ou entregue-os a uma amiga grávida. Dessa forma, você terá espaço para todos os novos itens que está prestes a receber.

3. Crie uma lista de desejos

Os presentes do bebê devem ter o seu selo de aprovação – afinal, você é quem vai olhá-los, lavá-los e armazená-los. Considere criar uma lista de desejos online para ela e enviá-la aos avós, parentes e outros familiares.

4. Mantenha a rotina

O primeiro Natal do bebê é uma época emocionante. Mas você deve tentar seguir rotinas para comer, dormir e brincar. Afinal, você não quer que o seu filho fique estressado nas festas de fim de ano!

Mantenha a rotina do seu filho
Mantenha a rotina do seu filho (Foto: Getty Images)

Todos os familiares querem que o seu filho apareça nas fotos para registrar um evento tão especial como o primeiro Natal do bebê. Mesmo assim, negocie e sempre afirme que o tempo de descanso da criança é inegociável.

5. Comece uma nova tradição!

Comece uma tradição totalmente nova este ano para o primeiro Natal do bebê. Não se estresse por fazer algo grande- gestos pequenos e simples podem ser tão significativos quanto. O bebê ainda não poderá participar, mas você começará a ideia de “liderar pelo exemplo” cedo.

Aqui estão algumas tradições de Natal que amamos: use pijamas combinando na véspera de Natal; coma doces enquanto abre os presentes; voluntário em uma cozinha de sopa; doe brinquedos não usados ​​para instituições de caridade.

6. Passe um tempo com o bebê

O melhor presente que você pode dar ao seu filho? Tempo. Reserve um dia durante as férias para a união familiar – e não é permitido fazer compras ou fazer recados de festas de fim de ano neste momento. Seu bebê vai adorar a atenção extra e você vai adorar a oportunidade de ir mais devagar com sua família.

7. Traga o Papai Noel para dentro de casa!

Você pode achar que aquela foto com o Papai Noel de shopping é essencial – mas e se você trouxer a tradição para dentro de casa?! Ignore o potencial de ansiedade de estranhos e vá direto para os sorrisos em vez dos gritos, entregando o bebê para o Noel em casa.

Traga o Papai Noel para dentro de casa
Traga o Papai Noel para dentro de casa (Foto: reprodução/ Getty Images)

Sim, dê uma pesquisada para comprar um terno adulto e faça você mesmo essas fotos – também é uma desculpa para ostentar uma roupa adoravelmente festiva para o bebê!

8. Leia um livro de Natal

Compre um livro especial de Natal, retire-o todo mês de dezembro e releia-o. Essa tradição pode incentivar não só a leitura do seu filho, mas também criar um elo entre você e toda a família. Existem diversos clássicos brasileiros e gringos para divertir vocês!

9. Compre um presente especial

Deixe os avós exagerarem, mas não há nada de errado em dar ao seu bebê apenas uma coisa especial. Pense em um presente que ela valorizará quando for adulta, como uma minúscula pulseira de ouro, um lindo chocalho de prata, um copo de bebê gravado, um bicho de pelúcia de cashmere ou até mesmo uma colcha feita com suas roupas muito pequenas.

10. Faça uma festa por chamada de vídeo

Para compartilhar o espírito natalino, convide outros bebês e pais de seu circulo social para uma festa virtual do bebê. Faça com que os mais pequenos usem chapéus de Pai Natal e brinquem com os brinquedos de Natal através do Zoom ou do chat de vídeo. Os adultos podem saborear algo festivo e trocar estratégias para as próximas visitas dos sogros.

11. Gráfico de crescimento do bebê

O velho clichê “o tempo voa” faz sentido quando você tem um filho. Para mapear o crescimento dela, tire uma foto anual de Natal ao lado de seu objeto de escolha – a árvore de Natal, um ursinho de pelúcia, a lareira na casa da vovó, etc. Transforme as imagens em uma exposição de fotos, se desejar.

12. Transforme o quarto do seu filho

Os bebês adoram o brilho das luzes de Natal, então por que não pendurá-las em seu quarto? Apenas certifique-se de que as luzes estejam bem fora de seu alcance e aproveite seus olhos brilharem de excitação.

13. Faça você mesmo um cartão de Natal

Você provavelmente quer cartões de Natal que mostrem seu lindo bebê, e achamos que você deveria ir em frente! Deixe o bebê brincar com algo relacionado ao feriado – como um enfeite brilhante ou um chapéu de Papai Noel – e tire fotos enquanto ela explora. Se ela for muito pequena para brincar, coloque-a na frente de um cenário de férias  ou deite-a em algum papel de embrulho de Natal. Depois de tirar a foto perfeita, carregue sua foto em um site que cria cartões de Natal. Muito fácil!

14. Planeje a primeira festa do bebê

Você não precisa viajar muito para aproveitar o primeiro Natal do bebê. Simplesmente caminhe pela cidade para conferir a decoração do feriado e as vitrines. Seu bebê vai adorar as luzes brilhantes e as cenas iluminadas, e você ficará grato pelo tempo tão necessário fora de casa. Apenas lembre-se de respeitar os protocolos de saúde contra a covid-19 da sua cidade.

15. Estimule os sentidos do seu filho

Deixe o seu bebê viver as férias através dos sentidos. Faça-o tocar e cheirar um recorte da árvore de Natal. Excite seus olhos com as luzes das árvores ou decorações brilhantes. Toque alguns sinos e ouça a música natalícia. E se o seu bebê tiver idade suficiente, dê a ele um gostinho de alguns alimentos especiais de Natal. Ele vai adorar a novidade de tudo, e você vai adorar assistir o primeiro Natal do bebê ganhar vida!