4 dicas para uma decoração mais segura e prática para o quarto do bebê

São muitos detalhes para considerar na hora de montar o quarto do bebê, porém é importante prezar pela segurança e praticidade nesse momento

Resumo da Notícia

  • Montar o quarto do bebê é um dos momentos prediletos dos pais
  • Além da estética, é necessário se atentar aos quesitos de segurança na decoração
  • Praticidade e segurança são a chave para uma rotina completa!

A hora de decorar o quarto do bebê é uma das mais aguardadas pelos pais e mães. Além da beleza e estética, é muito importante balancear isso com o conforto, praticidade e principalmente segurança para o seu bebê.  Esse quarto vai ser um dos lugares mais frequentados da casa, e por esse motivo é necessário prestar atenção a cada detalhe nele. Junto com a Talu Concept Baby, separamos algumas dicas para que a decoração do quarto do seu bebê seja mais segura e prática!

-Publicidade-

Berço

O berço é o item mais emblemático do quarto do bebê. Sendo um dos lugares que o seu filho vai passar mais tempo, é necessário se atentar às medidas de segurança. A primeira delas é saber o que pode ou não pode ser colocado no berço do bebê. A recomendação de pediatras é evitar colocar qualquer tipo de bicho de pelúcia ou brinquedo no mesmo local que o bebê dorme, já que existe o risco de obstrução das vias respiratórias ou até mesmo de ser engolido no meio da noite. Caso queira deixar algo para decorar o móvel, se certifique de deixar longe da cabeça do bebê.

O Inmetro determina que peças pequenas que façam parte do berço e que estejam no alcance do bebê, como protetores de parafusos, não podem ser removíveis nem se soltarem, para que não ocorra o risco de engasgamento seja tanto pela ingestão quanto pela inalação.

Se atente a segurança do bebê dentro do berço
Se atente a segurança do bebê dentro do berço (Foto: Getty Images)

Mesa de apoio

A amamentação é um momento de ligação entre a mãe e o bebê, e é sempre bom ter itens ao seu lado que podem te ajudar nesse momento, fazendo com que o essencial esteja nas suas mãos sem precisar levantar. Invista em uma mesa de apoio ao lado da poltrona de amamentação que contenha um abajur para amamentar a noite, uma garrafa de água e o que mais você jugar necessário nessas horas.

Trocador

O trocador é outro móvel que é necessário uma atenção a mais. O PLC 103/2018, que visa diminuir o risco de queda, determina que todos móveis trocadores tenham que incluir um cinto de segurança para a fixação do bebê, uma base antiderrapante, elevações nas laterais do espaço onde a criança é colocada e também que eles venham acompanhados por um manual que explique instruções básicas para uma maior segurança do bebê.

Também existem alguns itens que podem ser colocados perto do trocador. Tenha sempre a disposição recipientes para fraldas limpas, algodão, pomada contra assaduras e cotonete. Fora isso, uma fralda de pano para forrar o trocador e uma muda de roupa extra pode facilitar no dia a dia.

Deixe alguns itens importantes perto do trocador para facilitar a troca do bebê
Deixe alguns itens importantes perto do trocador para facilitar a troca do bebê (Foto: Getty Images)

Tapetes

Os tapetes adicionam um charme ao ambiente, além de dar uma sensação de mais conforto no cômodo. Contudo, tapetes devem sempre tomar uma atenção a mais. Opte pelas opções que sejam antiderrapante, já que oferecem uma segurança maior para circular no quarto com o bebê no colo. Além disso, não esqueça de que eles podem acumular poeira e ácaros, portanto, é um local do quarto que deve sempre ser aspirado e higienizado.