Publicado em 05/07/2020, às 17h52 - Atualizado às 18h41 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo
Pais com bebês recém-nascidos sabem que não há nada tão precioso quanto uma boa noite de sono. Como oito horas ininterruptas são raras durante os primeiros meses da vida de seu bebê, o treinamento para dormiroferece uma pitada de esperança. A introdução de bebêsa partir dos 4 meses de idade no treinamento para dormir – também conhecido como ‘ensinar crianças quando e como adormecer’ – pode ser mutuamente benéfico para crianças e pais.
Embora muitos paispensem que o treinamento do sono é limitado às formas do Método Cry It Out (CIO) – ou seja, deixar a criança chorar até dormir – , existem outras alternativas quando se trata de treinamento do sono. O portal norte-americano PopSugarreuniu 5 técnicas populares que podem te ajudar na hora de colocar seu filhopara dormir, confira:
De maneira bastante direta, o método de treinamento para dormir na cadeiraexige que os pais preparem o bebê para dormir e sentem em uma cadeira ao lado do berçoaté que a criança adormeça. Considerada uma abordagem gradual do treinamentodo sono, os pais são instruídos a deixar o quartoassim que o bebê começar a cochilar. Quando a criança acorda, os pais devem retornar à cadeira e sentar-se com o filho pequeno – sem prestar atenção direta neles – até que o bebê volte a dormir. De vez em quando o cuidador deve mover a cadeira a alguns centímetros de distância da cama até estar completamente fora do quarto. Embora o método da cadeira exija muito autocontrolepor parte dos pais, seu bebê deve estar treinado para dormir em duas semanas.
Apoiado pelo renomado especialistaem sono infantil Dr. Harvey Karp, o método de acordar e dormir é uma maneira suave de acostumar seu bebê. De acordo com o site do Dr. Karp, depois de enrolar, arrotar e alimentar seu filho, ligue uma máquina de ruído branco e deixe o bebê adormecerem seus braços. Coloque delicadamente a criança no berço e “a desperte até que os olhos se abram” tocando no pescoço ou fazendo cócegas nos dedos dos pés. Certifique-se de que eles abram os olhos por alguns momentos antes de adormecerem novamente. “Eu sei que parece loucura, mas esses poucos segundos de sonoleve são os primeiros passos para ajudar seu bebê a aprender a dormir a noite toda!”, Disse o Dr. Karp. E se o seu filho se agitar, não há problema em acordá-lo ou alimentá-lo novamente, mas seja breve.
O método do desbotamento pede que os pais deixem de lado práticas como balançar ou amamentar, diminuindo lentamente o tempo gasto fazendo essas coisas até que o bebê não precise mais delas para adormecer. Considerada uma das abordagens mais suaves para o treinamento do sono, o método foi criticado por ser difícil de sustentar. “Tem que haver um fim à vista”, disse Pamela Mitelman, psicólogade Montreal especializada em sono de bebês e crianças, à Today’s Parent. “Por exemplo, atenderemos a essa necessidade por cinco a sete dias e, em seguida, recuaremos um pouco. Qualquer maneira que a criança possa dormir independentemente é adequada, porque esse é o ingrediente chave para dormir a noite toda”.
O método Ferber foi inventado pelo Dr. Richard Ferber e, embora envolva choro, muitas vezes é confundido com o método de chorar, que permite que a criança chore indefinidamente. Em vez de permitir que os bebês chorem até adormecerem, o método Ferber incentiva os pais a deixarem os filhos chorar por períodos de tempo antes de intervir, aumentando gradualmente esses períodos de tempo. Os cuidadores devem começar colocando o bebê na cama enquanto sonolentos, mas não totalmente adormecidos, e saindo do quarto. Se eles começarem os pais devem esperar três minutos para responder e aumentar gradualmente o tempo para verificar se o bebêestá chorando. Ao longo de uma semana, os pais devem continuar a adiar gradualmente o tempo que levam para cuidar do bebê, passando de três minutos a cinco minutos, a 10 minutos e assim por diante.
O método Weissbluth é um método de chorar em que os pais deixam os bebês chorarem até que durmam. Isso equivale a pais colocando o bebê no berçoe dizendo boa noite sem voltar para o quarto. Os pais devem consultar o pediatra antes de tentar o método Weissbluth, pois os bebês devem ter pelo menos 6 meses de idade. Segundo o Dr. Marc Weissbluth, uma das principais vantagens da técnica que criou é que ela funciona mais rapidamente do que o método Ferber porque “seu bebê aprende mais rapidamente que você não responderá aos gritos dele”.
Compreensivelmente, essa técnica específica atraiu críticas ao longo dos anos. “O método Weissbluth defende que alguém deixe a criançachorar indefinidamente; imagine uma máquina caça-niqueis que nunca permite que você ganhe … eventualmente, você apenas reduz suas perdas e desiste”, disse Dr. Edward Kulich, especialista em sono pediátrico e autor de O Melhor Livro de Sono para Bebês, à Education.com “Existe um fenômeno conhecido chamado ‘desamparo aprendido’, que é um modelo comum para a depressão, no qual os indivíduos adquirem uma sensação de falta de controle devido a repetidas falhas. Deixar seu filho chorar até desistir soa muito parecido com este modelo”, continuou.
A família vai aumentar 😍
Vem bebê por aí! Eliezer fala sobre a data de chegada de 2° filho com Viih Tube
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
Aline Wirley expõe dificuldades da adaptação do filho com irmãos adotivos: "Desafiador"
Família
Juliano e Letícia Cazarré são alvos de críticas após o anúncio da gravidez e ator rebate: “Declínio moral”
Família
Aos 13 anos, filha de Roberto Justus e Ticiane Pinheiro toma decisão sobre morar fora do país
Bebês
Irmã de Alice, a menina das palavras difíceis, impressiona ao falar “batata” com 7 meses