5 truques para fazer o bebê dormir a noite inteira

Cansada de ter problemas com o sono do seu recém-nascido? Aprenda como fazer com que ele (e você!) descanse bem com essas estratégias incríveis

Antes de você ou seu parceiro dormir, acorde suavemente seu bebê para mamar ou dar mamadeira é uma boa dica!(Foto: Getty Images)

Acredite no poder de uma rotina do sono 

Os estudos mostram que quanto mais noites durante a semana o bebê seguir uma rotina, melhor será o sono. Tente um banho noturno para marcar o final do dia, aliás, uma água morna pode causar sonolência.

-Publicidade-

Ofereça o último mama do dia

Antes de você ou seu parceiro dormir, acorde suavemente seu bebê para mamar ou dar mamadeira. Isso o ajudará a acordar com menos frequência nas próximas horas. Em seguida, coloque-o de volta no berço enquanto ele ainda estiver acordado, mas sonolento.

Vá para a cama mais cedo

Você pode pensar que isso fará com que todos acordem mais cedo, mas bebês e crianças acordam com menos frequência e dormem mais quando vão para a cama mais cedo. 

-Publicidade-

Não confie em métodos calmantes

“Se você colocar seu bebê no berço quando ele já estiver dormindo e ele acordar à noite, ele não reconhecerá o ambiente e precisará da sua ajuda para voltar a dormir”, observa Deborah Givan, diretora do Centro de Distúrbios do Sono do Hospital Riley para Crianças. Tente deixar o bebê sonolento, mas acordado. Isso o ajudará a aprender a se acalmar e a adormecer sozinho.

Adrienne Porzio, do Centerport, Nova York, pode atestar isso. Ela começou a balançar o seu recém-nascido à noite para fazê-lo adormecer e seguiu usando esse método quando sua filha tinha 5 meses de idade. “O problema que mais chamamos atenção é que os pais repetem automaticamente hábitos calmantes a ponto do bebê acostumar”, diz a consultora de sono Heather Turgeon, coautora do The Happy Sleeper. 

Pode ser difícil de evitar esse vício no começo, aliás, se algo funciona, por que parar? Mas precisamos dar aos bebês a chance de aprender essas coisas sozinhos. Então mantenha esse tempo de carinho no início, mas gradualmente pare de dar tapinhas e balançá-lo para dormir.

Defina os cochilos durante o dia

Por mais tentador que seja deixar seu filho cochilar no seu colo, tente no início, pelo menos, uma soneca por dia em seu berço, para que ele tenha o descanso de qualidade que precisa. “O primeiro cochilo é mentalmente restaurador para uma criança e dita como o dia inteiro passa”, observa Prueher. “O segundo é fisicamente restaurador; portanto, quando seu bebê tiver idade suficiente para se movimentar bastante, ele também precisará que ele seja de qualidade”.

Aos 3 a 4 meses de idade, o seu filho terá períodos de sonos mais longos e você poderá definir um horário de soneca: um pela manhã, um no início da tarde e uma soneca curta no final da tarde, se necessário. 

Leia também:

12 dicas para ajudar seu bebê a dormir a noite toda

Como fazer o bebê dormir a noite toda? 10 dicas de ouro para colocar o sono do seu filho em dia

Não é sonho! 3 dicas para fazer seu bebê dormir a noite inteira

-Publicidade-