6 brincadeiras para transformar os cuidados com o bebê em diversão

Para transformar as atividades diárias em momentos de diversão não é preciso ter em mãos brinquedos específicos. Os objetos do dia a dia cumprem bem essa função!

Resumo da Notícia

  • Transformar momentos como a hora do banho em brincadeiras ajudará seu filho a se desenvolver e tornará a rotina mais leve
  • Para transformar as atividades diárias em momentos de diversão não é preciso ter em mãos brinquedos específicos. Os objetos do dia a dia cumprem bem essa função
  • Em parceria com Huggies, listamos 6 brincadeiras que estimulam os bebês e as crianças a descobrirem o mundo da melhor forma — com muita diversão e abraços

Ao longo dos primeiros anos de vida, o bebê vai passar por muitas descobertas e aprendizados. Grande parte deles na interação com você, nos cuidados do dia a dia. Por isso, transformar momentos como a hora do banho em brincadeiras ajudará seu filho a se desenvolver e tornará a rotina mais leve.

-Publicidade-

“Quando os momentos de cuidado ocorrem de modo lúdico, as crianças acabam se envolvendo mais. Pela brincadeira, compreendem melhor o que ocorre com elas, experimentam sensações que lhes causam prazer e desempenham as ações de autocuidado com maior autonomia”, explica Ana Paula Yazbek, mãe de Marina e Pedro, pedagoga formada pela Faculdade de Educação da USP, com especialização em Educação de Crianças de zero a três anos pelo Instituto Singularidades e coordenadora pedagógica do Espaço Ekoa.

(Foto: Getty Images)

Transformar os momentos de cuidado do bebê – como a hora do banho, de lavar as mãos ou escovar os dentes – em diversão estimula seu filho a descobrir o mundo da melhor forma. “Participar de tarefas que favoreçam o autocuidado é uma forma de fazer com que o bebê ou a criança entre em contato de modo mais concreto com as sensações de bem-estar que os momentos de higiene proporcionam”, completa a especialista.

Para transformar as atividades diárias em momentos de diversão não é preciso ter em mãos brinquedos específicos. Os objetos do dia a dia cumprem bem essa função. “É muito gostoso deixar as crianças brincarem com a espuma do shampoo e do sabonete. Deixar que lavem a si mesmas e o boxe do banheiro com uma esponja pode ser outra atividade divertida”, indica Ana Paula.

Em parceria com Huggies, listamos 6 brincadeiras que estimulam os bebês e as crianças a descobrirem o mundo da melhor forma — com muita diversão e abraços:

1. Aprendendo sobre as partes do corpo

Na hora do banho, você pode ensinar sobre cada parte do corpo relacionando-a com animais! Por exemplo: o cabelo vira a crista da galinha, os braços são os tentáculos do polvo, o pescoço é o da girafa, os pés são como os do pato, o nariz como o do elefante e assim por diante. Vale brincar com os produtos de cuidados para a hora do banho de Huggies também! Dá para passar o Sabonete Líquido Extra Suave no corpo do bebê, enquanto você cria histórias para cada um dos animais.

(Foto: Getty Images)

2. Penteado maluco

Que tal se divertir com o seu filho na hora do banho criando penteados divertidos? Para isso, use a imaginação, um pouco do Shampoo e do Condicionador Extra Suave de Huggies e, claro, muita espuma! O vencedor é aquele que tiver a ideia mais criativa.

3. Barquinho improvisado

Dentro do banheiro, encha um balde grande ou uma banheira de água. Para a brincadeira, junte vários objetos que não apresentem perigo ao bebê. Os produtos da linha de banho de Huggies são ótimos para isso, já que são seguros, dermatologicamente testados e ainda têm embalagens que vão manter seu filho entretido. Coloque-os na água para observar se eles vão afundar ou flutuar. Além disso, ensine o nome e descreva cada um deles, para que o bebê ou a criança aprenda sobre os nomes, formas, cores e entenda se o objeto é pequeno ou leve.

(Foto: Getty Images)

4. Que cheiro é esse?

Nossa dica é transformar a hora do banho em uma brincadeira sensorial com cheiros. Se o seu bebê toma banho em banheira, vale usar alguns saquinhos de chá de camomila, fervidos em pouca água, e despejar para deixar um cheiro supergostoso no ambiente e a água colorida. Outra ideia é pingar algumas gotinhas do Sabonete Líquido Camomila de Huggies para atingir o mesmo efeito. A fragrância vai tornar o momento do banho ainda mais relaxante e gostoso.

5. Xô, bactérias!

Para estimular a hora de lavar as mãos, os pais podem usar uma canetinha lavável e à base de água para desenhar “bactérias” nas palmas da criança. Muitas vezes, ela ainda não entende a importância desse hábito, mas a atividade pode deixar a aprendizagem mais lúdica e divertida. Ao final da brincadeira, seu filho pode ganhar uma recompensa: desenhar nos azulejos do boxe do banheiro ou em alguma parede da casa que também seja lavável. As Toalhas Umedecidas Huggies One & Done podem ser usadas no corpo, mãos e rosto do bebê e ajudam na hora da limpeza da bagunça!

6. Jogo da imitação

Quando chegar o momento de escovar os dentes, que tal participar com o seu filho? Para incentivar esse hábito, a família pode fazer o jogo da imitação! Pegue uma escova de dentes para você e outra para a criança, pedindo para que ela faça os mesmos movimentos que você. Além de ser divertido, vai fortalecer ainda mais a conexão entre pais e filhos dentro de casa.