Bebês

6 dicas práticas para manter o sono do bebê em dia nas férias

Férias não é sinônimo de bagunça na hora de dormir, não!

Jennifer Detlinger

Jennifer Detlinger ,Filha de Lucila e Paulo

Segura-los de lado ajuda no controle da cabeça, enquanto de barriga para baixo ajuda no desenvolvimento motor (Getty)

(Foto: Getty Images)

Depois de muito trabalho e correria, as férias enfim chegaram. Mas como os cuidados com um bebê não têm descanso, é normal se preocupar com os hábitos do seu filho nesse período em que a rotina muda para a família toda.  Mas com alguns esforços, é possível garantir que o bebê continue com o sono em dia também nas férias.

“Não será uma noite saindo da rotina que vai estragar tudo, mas claro que temos que ter bom senso e não precisamos segurar o bebê acordado até a meia noite”, explica a consultora do sono Ana Paula Franz. Se você estiver em casa, fica mais fácil fazer o ritual noturno e colocar o bebê pra dormir. Mas se não for este o caso, veja seis dicas que podem garantir bons momentos durante as férias:

1. Se a festa de fim de ano for na casa de um amigo, por exemplo, peça um quarto emprestado para acomodar o bebê. É importante levá-lo até o ambiente antes para ele se familiarizar.

2. O uso do ruído branco em casas com mais pessoas pode ser um ótimo aliado para disfarçar o barulho e evitar que o bebê acorde facilmente.

3. Se o bebê for mais sensível a mudanças de rotina, o ideal seria não prolongar as comemorações, até porque a companhia de um bebê cansado e chorando não vai ser legal.

baby-sleeping-on-blue-blanket-picture-id660340974

4. Preste atenção ao excesso de estimulação. Durante as férias, é comum acharmos que o bebê precisa estar sempre entretido. Isso pode deixá-lo cansado e irritado. Assim como os pais, eles também gostam de paz e de não fazer nada em alguns momentos.

5. Uma dica bacana pra quem for pegar estrada é sair na hora da soneca do bebê. Dessa forma, ele aproveita pra dormir, descansa e a viagem fica mais tranquila. É interessante a cada duas horas dar uma parada pra distraí-lo, tirando-o do carro.

6. Lembre-se que no calor, é preciso hidratar mais o seu bebê, então as mamadas podem aumentar. Se ele for mais velho, dê bastante água.

Leia também:

5 mitos desvendados sobre o sono dos bebês

8 dicas para você entender o sono do seu bebê

Rotina de sono: saiba como readaptar os horários na volta às aulas